Instituto de Estudos Brasileiros
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O curso se propõe a desenvolver o entendimento do conto e da crônica na qualidade de gêneros narrativos breves, fundados em certos princípios próprios de composição e de recepção histórica. As idéias gerais serão formuladas a partir da discussão de alguns ensaios teóricos, mas principalmente por meio da leitura e interpretação de textos de escritores nacionais, representantes de diferentes estéticas e momentos que marcaram a literatura brasileira. O curso tem ainda a peculiaridade de se restringir a autores que escreveram nos dois gêneros, permitindo uma visão comparada de seus recursos estilísticos, conforme a destinação. Os textos literários a serem analisados encontram-se na bibliografia indicada. As aulas serão divididas em duas partes, sendo a primeira dedicada ao conto e a segunda à crônica.
O curso se propõe a desenvolver o entendimento do conto e da crônica na qualidade de gêneros narrativos breves, fundados em certos princípios próprios de composição e de recepção histórica. As idéias gerais serão formuladas a partir da discussão de alguns ensaios teóricos, mas principalmente por meio da leitura e interpretação de textos de escritores nacionais, representantes de diferentes estéticas e momentos que marcaram a literatura brasileira. O curso tem ainda a peculiaridade de se restringir a autores que escreveram nos dois gêneros, permitindo uma visão comparada de seus recursos estilísticos, conforme a destinação. Os textos literários a serem analisados encontram-se na bibliografia indicada. As aulas serão divididas em duas partes, sendo a primeira dedicada ao conto e a segunda à crônica.
A partir da reflexão sobre o cânone produzido em torno dos chamados “intérpretes do Brasil”, mapear em que medida as “interpretações do Brasil” e a ideia de uma “unidade Brasil” têm se mostrado relevantes para se pensar o país hoje, cuja realidade é marcada pela nova importância adquirida pelos contextos locais e regionais e os supranacionais, e também pela crescente relevância adquirida por diversos agentes na produção da realidade social e cultural contemporânea. Para tanto, as reflexões sobre as experiências brasileiras serão invocadas a partir da sua complexidade, utilizando como principio metodológico o enfoque interdisciplinar, a fim de mobilizar o diálogo e as intersecções entre as várias disciplinas das humanidades e artes que trabalham com objeto/sujeito “Brasil”. O caminho definido é o de apresentar um conjunto de eixos temáticos que possibilitem o mapeamento dos debates abertos pelos autores (as) classificados como \"intérpretes do Brasil\", pertencentes a diversas gerações de pensadores. Uma proposta assim concebida permite que a cada edição do curso, sejam utilizados novos (as) intérpretes do Brasil, de modo a trabalhar novos olhares e perspectivas analíticas.
O curso Literatura e História Editorial tem como objetivo principal oferecer um panorama das relações entre algumas formas literárias e textos e o respectivo cenário histórico brasileiro, de modo a compreender a interdependência das duas esferas. Propõe combinar leituras textuais de obras literárias e análises contextuais centradas nos múltiplos aspectos que envolvem a história editorial. Com isso, objetiva-se uma visão mais complexa das relações entre texto e contexto, apontando possibilidades de compreensão interdisciplinar dos vínculos entre forma literária e história. Para tanto, o curso começa com uma abordagem sobre o início do sistema literário criado no Brasil, em meados do século XIX, e se estende pelo século XX, incorporando discussões pertinentes aos folhetins e almanaques, literatura de cordel, transformação da imprensa brasileira, eclosão e importância do movimento literário modernista, ambiente pós a Segunda Guerra e sistema literário na atualidade. Paralelamente, são analisados textos de autores-chave de cada período: Machado de Assis, Euclides da Cunha, Leandro Gomes de Barros, Guimarães Rosa e Clarice Lispector, dentre outros. Dessa maneira, espera-se oferecer elementos que contribuam para uma visão interdisciplinar e crítica dos alunos em torno ao tema.

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