Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Geociências
Ajuda com Pesquisar cursos
Permitir o conhecimento geral, introdutório, das várias temáticas específicas das geociências, com ênfase nos materiais e processos geológicos.
O curso tem como objetivo familiarizar os alunos no estudo das formas do relevo e da influência da litologia, estrutura geológica e clima na sua geração e desenvolvimento. Serão apresentados e discutidos os critérios para o reconhecimento dos diferentes tipos de feições geomorfológicas em fotografias aéreas, imagens orbitais pancromáticas, de radar e modelos de terreno, e os prováveis significados geológicos dessas feições. Serão ainda analisadas as relações das diferentes formas de relevo com a litologia, estrutura e processos tectônicos para fins de mapeamento geológico e geomorfológico.
Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica. Principais programas, equipamentos e técnicas. Software Livre. Tópicos de cartografia. Fontes de dados. Elaboração de mapas geológicos.
A disciplina tem por meta treinar os alunos de geologia nas principais técnicas de cartografia geológica aplicável ao estudo de cinturões de dobramentos. Para evitar-se a superposição de conteúdo com programas já desenvolvidos em outras disciplinas é dada ênfase ao estudo de terrenos deformados, em diversos graus de metamorfismo, onde a descrição de feições metamórficas, ígneas, sedimentares e estruturais serão priorizadas.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP