Centro de Energia Nuclear na Agricultura
Ajuda com Pesquisar cursos
Conhecer novas ferramentas e métodos, para o desenvolvimento de novos produtos e processos e simultaneamente, aumentar a qualidade sensorial e segurança do alimento. Tais métodos, em especial o uso da irradiação de alimentos, luz ultravioleta, alta pressão, ultrassom, pulso elétrico, aplicação de ozônio, crio concentração, poderão ser conhecidos e usados como um complemento dos métodos convencionais de refrigeração, congelamento, calor e desidratação, bem como seus métodos de detecção e controle de qualidade.
A disciplina visa oferecer conhecimentos básicos sobre a natureza da irradiação de alimentos, seus benefícios e desvantagens e, principalmente, a sua segurança. São enfatizadas as noções teóricas e práticas dos efeitos biológicos, químicos e físicos da radiação sobre os alimentos, bem como as alterações na qualidade nutricional e nas características sensoriais. Também são abordados temas como embalagem para alimentos irradiados, dosimetria, divulgação da tecnologia e aceitação pelo consumidor e legislação específica nacional e internacional.
Capacitar o aluno para a análise, quantificação e simulação computacional de processos físicos e biológicos em agro- e ecossistemas através da utilização de recursos computacionais para processamento de dados ambientais.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP