Informática Biomédica
Ajuda com Pesquisar cursos
Apresentar conceitos, estruturas e técnicas relacionados à recuperação de imagens contidas em repositórios, a partir de seu conteúdo intrínseco, ou seja, de seus atributos pictóricos.
Fornecer os conceitos, técnicas e características básicas dos sistemas de gerenciamento de Banco de Dados, tornando o aluno capaz de desenvolver sistemas de informação mais complexos, baseado na filosofia de base de dados.
Desenvolvimento de aplicações práticas utilizando Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados relacionais e ferramentas de apoio. Familiarizar o aluno com conceitos avançados em administração e manutenção de Sistemas de Banco de Dados, ressaltando a importância e as vantagens de se conhecer a estrutura interna dos gerenciadores para a otimização de resultados.
Proporcionar aos alunos de graduação da Informática Biomédica o conhecimento do funcionamento dos setores de diagnóstico por imagem e de radioterapia com ênfase nas aplicações práticas da informática nestas duas áreas.
Oferecer ao aluno um panorama geral sobre a Informática Biomédica, por meio de palestrar descritivas e ilustrativas sobre as áreas de atuação e de pesquisa relacionadas ao curso, assim como sobre os diversos eixos de conhecimento que o caracterizam.
Fornecer ao aluno noção formal de algoritmo, computabilidade e do problema de decisão. Apresentar ferramentas que auxiliem na solução de problemas com o auxílio do computador. Habilitar o aluno na tarefa de definir linguagens de programação (sua sintaxe e semântica), por meio dos conceitos relativos às gramáticas formais.
Dotar os alunos de conhecimentos básicos sobre técnicas e métodos sofisticados aplicados em diversas sub-áreas da Bioinformática. É um objetivo primário complementar a formação dos estudantes para além do introdutório, apresentado até este ponto do currículo, e prepará-los para as atividades práticas de laboratório, que serão apresentadas após este ponto no currículo e na prática profissional futura.
Proporcionar ao aluno o entendimento da estrutura informacional da área de saúde nos diferentes níveis de atenção (primário, secundário e terciário). Familiarizar o aluno com os diversos sistemas de informação em saúde, com os bancos de dados de notificação compulsória, dos registros civis e dos serviços de arquivos médicos e para-médicos. Fornecer ao aluno noções básicas sobre prontuário eletrônico do paciente (PEP). Familiarizar o aluno com a introdução, processamento, armazenamento de dados assim como a produção de resultados e apresentação de relatórios em projetos de biologia computacional.
Gerais: Promover a iniciação do aluno em atividades práticas de Informática Biomédica, possibilitando o aprendizado através do acompanhamento das atividades dos profissionais de TI desenvolvido nos serviços pertencentes ao Complexo Acadêmico de Saúde da FMRP/HCFMRP/FAEPA. Específicos: Promover o contato com o ambiente de serviço, buscando possibilitar o desenvolvimento de habilidades de trabalho em ambiente clínico multiprofissional.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP