Ajuda com Pesquisar cursos
Analisar e debater acerca do estado da arte das questões estratégicas. Estudar o planejamento e a gestão estratégica nas empresas, a partir das diversas escolas do pensamento estratégico. Aprofundar a discussão sobre as fontes de vantagem competitiva sustentável. Discutir temas atuais em relação à competitividade das empresas. Fornecer referencial conceitual e ferramental técnico para administração estratégica. Abordar o contexto, conteúdo e processo da gestão estratégica. Discutir conceitos e técnicas para análise estratégica, tomada de decisões estratégicas, implantação e monitoramento da estratégia, e aprendizagem estratégica
Analisar e debater acerca do estado da arte das questões estratégicas. Estudar o planejamento e a gestão estratégica nas empresas, a partir das diversas escolas do pensamento estratégico. Aprofundar a discussão sobre as fontes de vantagem competitiva sustentável. Discutir temas atuais em relação à competitividade das empresas. Fornecer referencial conceitual e ferramental técnico para administração estratégica. Abordar o contexto, conteúdo e processo da gestão estratégica. Discutir conceitos e técnicas para análise estratégica, tomada de decisões estratégicas, implantação e monitoramento da estratégia, e aprendizagem estratégica
A gestão financeira vem a ser um dos principais fatores de sucesso numa empresa iniciante e que conta com recursos limitados. Da mesma forma, durante a expansão ao surgirem oportunidades de participações, ou de negociação de ativos, os acionistas precisam ter a visão dos “números” da empresa, de forma a desenvolverem planos e realizarem projeções. O principal objetivo deste curso é prover uma visão crítica e ampla da função financeira. Ele não é um repositório de práticas do gerente financeiro, mas é o pilar para que os alunos entendam os principais aspectos das finanças e possam acessar outros conhecimentos através de pesquisas na bibliografia apresentada. A expectativa é que os alunos reflitam quanto aos conceitos abordados e, para isso, serão exigidas leituras básicas de acompanhamento da disciplina e realização de trabalhos
Ao final do curso, o estudante deverá estar apto a: a. Explicar a importância e a aplicação da administração de projetos em diferentes áreas de aplicação. b. Definir os conceitos básicos e as técnicas fundamentais de administração de projetos. c. Explicar e aplicar os principais instrumentos disponíveis para boa gestão de projetos. d. Utilizar as habilidades de planejamento, estruturação e avaliação de programas e projetos. Ao final do curso, o estudante deverá ter adquirido uma visão integrada do processo da administração de projetos. Os conhecimentos assimilados e as aptidões desenvolvidas durante o curso serão úteis para resolver problemas práticos de gerenciamento de projetos, para desenvolver uma visão crítica do assunto e para o desenvolvimento profissional do estudante.
Apresentar e analisar modelos para a criação de negócios inovadores e para a avaliação do seu desempenho. Desenvolver a capacidade de identificação de ameaças e oportunidades na criação de negócios inovadores. Desenvolver a capacidade de avaliação do desempenho de negócios inovadores
A disciplina tem por objetivo discutir o processo gerencial de marketing sob as perspectivas estratégica e operacional, focando questões pertinentes às estratégias de crescimento e estratégias competitivas, sob a ótica de marketing, bem como aquelas que dizem respeito às variáveis controláveis de marketing – 4 Os -, buscando proporcionar uma visão integrada das diferentes camadas que compõem o sistema hierárquico de decisões da empresa: corporativo, unidade de negócio e funcional
Analisar e debater acerca do estado da arte na aplicação de conceitos, modelos e métodos para modelagem de negócios. Abordar a integração do modelo de negócios com a gestão estratégica. Estudar a concepção de novos modelos de negócios, a análise de modelos de negócios atuais e a inovação de modelo de negócios. Discutir a aplicação do modelo de negócios em startups e em empresas estabelecidas. Fornecer referencial conceitual e ferramental para aplicação de modelo de negócios com ênfase na inovação e no empreendedorismo.
Apresentar e discutir possíveis métodos de pesquisa. 1.2 Possibilitar aos alunos a discussão e a realização do seu plano de pesquisa para realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP