Astronomia
Ajuda com Pesquisar cursos
Disciplina destinada aos alunos do Bacharelado em Astronomia. Alunos do Bacharelado em Física poderão cursá-la como disciplina optativa. O objetivo é dar ao aluno uma introdução aos conceitos e métodos de análise de dados de uso corrente em Astronomia.
Estudo dos componentes da Galáxia; processos físicos e distribuição espacial. Estudo da evolução química e dinâmica da Galáxia. Introdução ao estudo de galáxias, visando o conhecimento de sua estrutura, formação, interação, evolução e distribuição no Universo.
Definir os diversos sistemas de coordenadas usados em Astronomia, estabelecer as relações entre eles e estudar como as posições dos astros podem variar devido aos diferentes fenômenos que as afetam.
Disciplina introdutória, destinada aos alunos ingressantes do Bacharelado em Astronomia e também aos alunos do Bacharelado em Física, como optativa, visando proporcionar o primeiro contato com as diversas áreas da Astronomia. Os tópicos são oferecidos com destaque para as últimas descobertas e as questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. Para embasar a apresentação dos temas abordados, os conceitos básicos são vistos de forma introdutória. Os mesmos conceitos serão apresentados com maior detalhamento na disciplina Fundamentos de Astronomia (AGA0215). Nessa primeira parte da Visão Geral em Astronomia são vistos os tópicos referentes a: Instrumentação astronômica, Sistema Solar e Exoplanetas, e Estrelas. Os demais tópicos são abordados na segunda parte, coberta pela ementa da disciplina AGA0101.
Disciplina destinada exclusivamente a alunos ingressantes do Bacharelado em Astronomia, com o objetivo de cumprir duas funções importantes: preparar o aluno para o novo ritmo de estudos, revisitando os conceitos da mecânica newtoniana com um formalismo matemático mais rigoroso que aquele já visto anteriormente pelo estudante; e proporcionar desde o primeiro momento um contato mais próximo do aluno com a área escolhida para sua carreira, relacionando os tópicos de astronomia com os conteúdos básicos de física. A disciplina visa também desenvolver habilidades na resolução de problemas que envolvam conteúdo básico de cálculo diferencial e integral e de vetores.
Visa proporcionar uma visão geral sobre a formação, composição e evolução do sistema solar, bem como de sistemas planetários extrasolares à luz de observações recentes e de técnicas modernas. A turma do primeiro semestre de 2016 será exclusiva para alunos do Bacharelado em Astronomia. Os contéudos serão abordados com ampla variedade de projetos e atividades práticas, visando uma maior aproximação do aluno da realidade profissional, mais voltada aos métodos de pesquisa científica.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP