Caracterizar os algoritmos e teorias da área de aprendizado de máquina relacionados a técnicas para desenvolver algoritmos que podem aprender, ou melhorar seu desempenho, utilizando exemplos de situações previamente observadas. Além do estudo dos algoritmos gerais de aprendizado baseados em diferentes paradigmas, utilizar e realizar experimentos com versões especificas implementadas desses algoritmos para melhor compreensão de como eles induzem conhecimento utilizando aplicações reais.
- Docente: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho
- Docente: Soledad Espezua Llerena
Familiarizar os estudantes com as várias estruturas da informação, buscando habilitá-los a contar com esses recursos no desenvolvimento de outras atividades de ciências de computação.
- Docente: Rodrigo Mitsuo Kishi
- Docente: Rudinei Goularte
Familiarizar os estudantes com as várias estruturas da informação, buscando habilitá-los a contar com esses recursos no desenvolvimento de outras atividades de ciências de computação.
- Docente: Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Apresentar métodos e algoritmos clássicos para agrupamento de dados amplamente utilizados na prática. Abordar a validação de grupos de dados. Ilustrar aplicações práticas de ferramentas para agrupamento de dados.
Familiarizar os estudantes com as várias estruturas de representação de informação, buscando habilitá-los a utilizá-las de maneira eficiente na resolução de problemas que requerem tratamento computacional.
Familiarização com os conceitos básicos de computadores e da computação, de resolução algorítmica de problemas propostos; de linguagens de programação de alto nível com aplicações numéricas e não numéricas, oferecendo ao estudante um primeiro contato com o uso de computadores para desenvolvimento de programas e com os problemas da computação em geral.
- Docente Avançado: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho
- Docente Avançado: Paulo Henrique Pisani
A disciplina apresenta aos alunos, num enfoque prático, as ferramentas e os conceitos básicos de programação de computadores. O aluno aprenderá a desenvolver programas utilizando técnicas básicas de programação estruturada, bem como algoritmos de busca e ordenação relevantes e o conceito de tipos de dados. Concomitantemente se familiarizará com a utilização de ferramentas necessárias para a execução dessas tarefas. O curso também oferece um primeiro contato com o uso de computadores para desenvolvimento de programas.
Introduzir o aluno à metodologia de pesquisa científica em visualização e imagens e desenvolver habilidades necessárias a um pesquisador, auxiliando na condução de suas pesquisas, bem como proporcionando sua familiarização com a linguagem e rigor científico.
- Docente: Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Fornecer ao aluno os principais conceitos de Mineração de Dados, enfatizando as técnicas mais utilizadas para aplicações práticas.
Revisar as estruturas de dados básicas vistas na graduação e apresentar estruturas mais complexas, com base em definições mais formais dos tipos de dados. Estudar com mais rigor os algoritmos relacionados, explorando o processo de busca de uma solução ótica.