- Docente: Adriano Mesquita Alencar
- Docente: Manfredo Harri Tabacniks
- Docente: Marcia Carvalho de Abreu Fantini
OBJETIVOS:
Introduzir o estudo de diversos fluidos complexos. Inicialmente apresentando suas características e suas aplicações tecnológicas e em seguida as abordagem das técnicas experimentais e teóricas utilizadas nos estudos desses sistemas.
PROGRAMA:
1. Características e aplicações tecnológicas de diversos tipos de fluidos complexos: como cristais líquidos, colóides magnéticos e fluidos de interesse biológico (apresentados em seminários de pesquisadores de várias áreas do conhecimento como Física, Química, Biologia, Farmácia e Medicina).
2. Técnicas experimentais aplicadas em estudos de fluidos complexos: como Varredura-Z, fluorescência, espectroscopia de impedância, ressonância paramagnética eletrônica (EPR), espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS), técnica fototérmica, microscopia eletrônica de transmissão, calorimetria de titulação isotérmica e calorimetria diferencial de varredura (apresentados em aulas expositivas e visitas em laboratórios)
3. Modelagem molecular e modelagem estatística (apresentados em aulas expositivas)
JUSTIFICATIVA:
Pode-se atribuir o nome fluidos complexos a uma vasta categoria de sistemas, como por exemplo, cristais líquidos, os colóides magnéticos e os fluidos de interesse biológico. Dada a complexidade destes sistemas, diferentes enfoques podem ser utilizados para sua descrição, tanto do ponto de vista físico, químico e biológico. Nesta disciplina vamos abordar com um enfoque multidisciplinar as características de diversos tipos de fluidos complexos, suas aplicações tecnológicas e as técnicas experimentais e teóricas utilizadas nos estudos desses sistemas. O conteúdo aqui proposto não está contemplado em nenhuma outra disciplina de graduação ou pós-graduação no IFUSP e é de interesse para estudantes de várias áreas da Física.
HORÁRIO DA AULAS:
3a. feira - das 10 às 12 horas
5a. feira - das 10 às 12 horas
LOCAL DA AULAS:
Sala 206 da Ala 2 do IFUSP
AVALIAÇÃO:
Toda semana os alunos devem entregar, nas quintas-feiras, um texto sobre uma das duas aulas da semana anterior com:
1) Apresentação e discussão de conceitos novos que não conhecia e aprendeu em uma das aulas.
(Se todos os conceitos já forem conhecidos, apresentar e discutir um conceito interessante que foi apresentado)
2) Descrição brevemente de uma técnica experimental/teórica apresentada em uma das aulas.
Cada texto receberá um dos conceitos: Muito bom(A), Bom(B), Regular(C) e Ruim.
A falta de um texto receberá o conceito: Muito ruim.
O conceito final da disciplina refletirá a média dos conceitos obtidos nos textos.
- Docente: Kaline Rabelo Coutinho