Ortodontia e Odontopediatria
O objetivo dessa disciplina é propiciar ao aluno do Curso de Odontologia a desenvolver uma prática clinica baseada em evidências voltada para educação, prevenção e recuperação de saúde bucal em crianças. Alunos terão oportunidade de reabilitar morfológica e funcionalmente a cavidade bucal de pacientes infantis e colocar em prática os conhecimentos teóricos, laboratoriais e clínicos adquiridos na Disciplina de Odontopediatria (ODO500). Aulas teóricas complementares também serão ministradas.
O objetivo dessa disciplina é propiciar ao aluno do Curso de Odontologia a desenvolver uma prática clinica baseada em evidências voltada para educação, prevenção e recuperação de saúde bucal em crianças. Alunos terão oportunidade de reabilitar morfológica e funcionalmente a cavidade bucal de pacientes infantis e colocar em prática os conhecimentos teóricos, laboratoriais e clínicos adquiridos na Disciplina de Odontopediatria (ODO500). Aulas teóricas complementares também serão ministradas.
Capacitar o aluno para elaborar, criticar e avaliar projetos com diferentes delineamentos experimentais, com ênfase na discussão da plausibilidade dos estudos, bem como na discussão de ocorrências de possíveis falhas e limitações metodológicas, formas de análise dos resultados, inferências e conclusões propostas a partir desses resultados. Esta disciplina ainda propicia ao aluno desenvolver espírito crítico para avaliação crítica de protocolos de pesquisa e publicações, dando subsídios para a preparação do mesmo como futuro parecerista ou revisor ad-hoc, além de permitir ao mesmo a possibilidade de elaborar pareceres tanto de artigos científicos a serem enviados, como de protocolos de pesquisa com finalidade de solicitação de bolsas ou auxílios para pesquisa.

A disciplina de Odontopediatria , coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Odontologia e com a formação generalista, estabeleceu como objetivos educacionais que o egresso seja capaz de realizar com sucesso o atendimento clínico em Odontopediatria, com ênfase no diagnóstico integral, na promoção e prevenção à saúde bucal, reconhecendo e considerando as especificidades próprias do crescimento e desenvolvimento, nas suas diversas etapas, no bebê , na criança e no adolescente.

A Teleodontopediatria é  um recurso aplicado ao longo de todo o curso, ampliando a interatividade entre os estudantes e o corpo docente da disciplina, bem como as oportunidades de aprendizagem. O ambiente virtual de aprendizagem disponibiliza aos estudantes os conteúdos teóricos, casos clínicos, vídeos, exercícios e múltiplos recursos tecnológicos educacionais interativos, aos quais o estudante pode recorrer a qualquer tempo. Esta estratégia favorece a busca ativa pelo estudante na construção do seu conhecimento e respeita o ritmo e o percurso individual que se observa no processo de aprendizagem, tornando-o mais significativo. Considera também que os estudantes chegam ao curso com sua própria bagagem de conhecimentos e experiências, o que também condiciona o percurso de aprendizagem que será trilhado por cada um.


A disciplina de Odontopediatria , coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Odontologia e com a formação generalista, estabeleceu como objetivos educacionais que o egresso seja capaz de realizar com sucesso o atendimento clínico em Odontopediatria, com ênfase no diagnóstico integral, na promoção e prevenção à saúde bucal, reconhecendo e considerando as especificidades próprias do crescimento e desenvolvimento, nas suas diversas etapas, no bebê , na criança e no adolescente.

A Teleodontopediatria é  um recurso aplicado ao longo de todo o curso, ampliando a interatividade entre os estudantes e o corpo docente da disciplina, bem como as oportunidades de aprendizagem. O ambiente virtual de aprendizagem disponibiliza aos estudantes os conteúdos teóricos, casos clínicos, vídeos, exercícios e múltiplos recursos tecnológicos educacionais interativos, aos quais o estudante pode recorrer a qualquer tempo. Esta estratégia favorece a busca ativa pelo estudante na construção do seu conhecimento e respeita o ritmo e o percurso individual que se observa no processo de aprendizagem, tornando-o mais significativo. Considera também que os estudantes chegam ao curso com sua própria bagagem de conhecimentos e experiências, o que também condiciona o percurso de aprendizagem que será trilhado por cada um.

Capacitar o aluno para redigir artigos científicos, bem como submetê-los e resubmetê-los para publicação em revistas científicas de renome de Odontologia e áreas afins.