Aula: Propaganda e Promoção
A aula referente ao composto de marketing _promoção e propaganda, inicia com a apresentação dos conceitos de comunicação (Gerenciamento de Comunicação), seguido da função dela no marketing, as etapas de uma comunicação eficaz, descrevendo os mIx da Comunicação, sendo que entre os vários mix, a Propaganda e a Promoção são um deles.
Destaco a comunicação de Massa, onde está inserida a Propaganda e Promoção de Vendas; a comunicação pessoal (Marketing Direto e Interativo, Comunicação Boca a Boca e Vendas Pessoais) muito empregadas nos dias de hoje. Todos esses tipos são utilizados na indústria cosmética.
No caso farmacêutico, propaganda e
a publicidade de medicamentos estão regulamentadas pela RDC n° 96/2008, por isso foi apresentado separado no final do material e também acrescentado a importância do conceito de Compliance (significa agir
em conformidade com leis de um país e normas de uma empresa), extremante importante para todos os setores industriais.
Roteiro de Estudo: ver os slides da aula (Comunicação, Propaganda e Promoção) e depois complementar com os artigos.
Comunicação
de Massa: Propaganda e Promoção
Comunicações Pessoais: MKT Direto, Boca a Boca...
Propaganda de Medicamentosicia com a apresentação dos conceitos de comunicação