Módulo 6 - Seção Resultados: Análise de citação com HISTCITE (24/11 e 01/12)
Objetivo:
Após completar este curso, você estará apto a:
- Ser capaz de importar artigos do WOS para o HISTCITE
- Ser capaz de gerar tabelas e gráficos a partir dos dados do WOS
- Ser capaz de fazer um paragrafo interpretando cada gráfico ou tabela gerada.
Descrição
Uma nova forma de avaliar artigos aparece para substituir a contagem numérica simples de artigos publicados. Agora o mais importante é o número de citações. Vamos usar os dados exportados do WOS e gerar tabelas e gráficos com o programa HISTCITE. O arquivo a ser utilizado foi gerado na aula de WOS. Lembramos que o arquivo gerado pelo WOS para a atividade HISTCITE deve ser processada da seguinte forma:
a) Instalar o programa em seu computador ou usar o computador da sala pró-aluno
b) alterar o arquivo gerado na etapa do WOS para o HISTCITE . Substitua, usando wordpad, a palavra "Web of Knowledge " para "Web of Science"
c) salvar o arquivo no diretório c:/fakepath
d) Usando o programa HISTCITE, gerar os gráficos e tabelas no WORD7 e WORD8
Quais os gráficos e tabelas obrigatórios no WORD7 e WORD8, juntamente com um parágrafo com a interpretação de cada tabela/gráfico?
a) Autores (authors - 10 top) mais importantes (ordenado pelo TLCS). Pode ser tabela ou gráfico.
b) Revistas (journals - 10 top) mais importantes (ordenado pelo TLCS). Pode ser tabela ou gráfico.
c) Publicação por ano (yearly output) (ordenado pelo TLCS). Pode ser tabela ou gráfico.
d) Referências mais citadas (cited references) . Pode ser tabela ou gráfico.
e) Gráfico HISTCITE (ordenado pelo LCS) - TOOLS - GRAPH MAKER - Select by LCS count - Limit 30 até 70 - Clicar sempre MAKE GRAPH para atualizar o gráfico.
Atividade de absorção
- Entendo melhor os relatórios e gráficos
- Artigo com uso do Histcite - colocar no mendeley e citar na metodologia
- Outro artigo com uso do histcite - colocar no mendeley e citar na metodologi a
- Apresentação histcite em português
- Arquivo exemplo para HISTCITE - (botão direito do mouse) Salvar como no diretório c:/fakepath
- Bom manual Histcite em inglês
- Tutoriais como usar o HISTCITE
- Índices do Histcite
- Download software (free)
Atividades práticas
Domingo anterior a aula:
- Lembramos que cada WORD deve incorporar as versões anteriores.
- 1) WORD7 - Versão inicial dos gráficos/tabelas com legenda, além de um parágrafo citando o gráfico/tabela, por meio da legenda, com a sua interpretação de algo que considera importante para ser observado pelo leitor.
- 2) POSTAGEM das dúvidas no SLI.DO #RCC8006HISTCITE [obrigatório]
Segunda anterior a aula:
Dia da aula 1:
- HISa - Avaliação inicial em sala de aula sobre as dúvidas do HIS
- Dinâmica de colaboração em sala de aula sobre WORD7
- HISb - Avaliação inicial em sala de aula sobre as dúvidas do HIS
- Pesquisa indicando quem colaborou com sua pesquisa (20% nota final do curso)
- Termômetro de colaboração
- Ao final da aula: Liberar áudio sobre todas as dúvidas postadas no SLI.DO
Para a próxima aula:
- WORD8 - Versão final dos gráficos/tabelas com legenda, além de um parágrafo citando cada gráfico/tabela, por meio da legenda, com a sua interpretação de algo que considera importante para ser observado pelo leitor . A ajuda dos colegas na aula 1 deve estar refletida aqui. Usaremos o programa ANTI-PLÁGIO aqui.
Próxima aula: aula 2
- Aula para tirar dúvidas com o professor acerca do WORD8
- Se houver mudanças no WORD8, a mesmo pode ser incorporada na versão FINAL a ser entregue ao professor ao final do curso.
Informações importantes
NOTA FINAL DO MÓDULO = SLI.DO *(([ RAIZ(HISa*HISb)]+RAIZ(WORD7*WORD8)])/2)
- não participando do SLI.DO ganha zero no módulo
- Não fazendo HISa ou HISb anula a atividade
- Não fazendo WORD7 ou WORD8 anula a atividade