Questões para discussão:

  1. Observe a seguinte afirmação de Edward Said em Cultura e imperialismo: “em ambos os lados do novo mapa redesenhado, a oposição e a resistência ao imperialismo se articulam juntas num terreno que, apesar de disputado, é em larga medida comum, fornecido pela cultura” (p. 315). Em que medida as observações de Said nos ajudam a refletir sobre as ideias de Cheikh Anta Diop? Que “terreno comum” Anta Diop partilhava com a cultura imperial e com outros intelectuais africanos e afro-diaspóricos?
  2. Compare a perspectiva de Anta Diop com a de Oyèrónké Oyěwùmí. Considerando outros/as autores/as lidos/as durante a disciplina, como você avalia a herança do pensamento pan-africanista nos estudos africanos contemporâneos?
  3. Compare a interpretação de Edward Said sobre a “cultura de resistência” com as ideias de Valentin-Yves Mudimbe, Jean-Loup Amselle e/ou Frederick Cooper (ou de outros/as autores/as que você julgue pertinentes). Para esta reflexão, considere especialmente as discussões em torno dos conceitos de “identidade” e “resistência”.

Última modificación: miércoles, 12 de junio de 2024, 14:02