Regulamento geral

  • As turmas semi-presenciais (turmas 1 e 2) terão apenas uma aula presencial durante a semana com a duração total de 150 min (3 créditos-aula).

    • Turma 01 (Prof. Dr. Francisco J. Profito): terças-feiras, das 15h às 17h40
    • Turma 02 (Prof. Dr. Renato M. M. Orsino): quintas-feiras, das 15h às 17h40
  • A carga horária restante de 3 créditos-aula (ou 150 min semanais) será cumprida por meio de 9 atividades realizadas via Moodle.

  • A disciplina será dividida em 3 temas, cada um deles sendo subdivididos em módulos, conforme detalhado no programa da disciplina (link).

  • Dos 11 módulos, 9 deles serão compostos de uma aula presencial e uma atividade realizada via Moodle; os demais módulos terão apenas uma aula presencial.

  • Cada uma das 11 aulas presenciais e cada uma das 9 atividades remotas serão utilizadas na contabilização da frequência do aluno. Sendo $F_p$ ($0 \leq F_p \leq 11$) o número de presenças registradas em aulas presenciais e $F_r$ ($0 \leq F_r \leq 9$) o número de presenças registradas em atividades remotas, o cálculo da frequência equivalente do aluno será feito pela expressão:

\(\displaystyle F = 50\% \left(\frac{F_p}{11}\right) + 50\% \left(\frac{F_r}{9}\right)\)

  • É condição necessária para a aprovação que o aluno tenha frequência $F \geq 70\%$.

Média final

A média final (em primeira avaliação) do curso será calculada pela expressão:

\( \displaystyle M = (1-r) P + r E \qquad \text{com} \qquad P = \frac{2 P_1 + 2 P_2 + 3 P_3}{7} \)

  • $P_1$: nota da primeira prova.
  • $P_2$: nota da segunda prova.
  • $P_3$: nota da terceira prova.
  • $P$: média ponderada das 3 provas.
  • $E$: média das 8 melhores atividades realizadas remotamente (em outras palavras, a pior das notas dentre as atividades será descartada).
  • $r$: peso da nota $E$ na composição da média final

\( \displaystyle r = 0, \qquad \text{se $P < 4$} \)

\( \displaystyle r = \frac{3}{20}(P-4), \qquad \text{se $4 \leq P \leq 6$} \)

\( \displaystyle r= \frac{3}{10}, \qquad \text{se $P > 6$} \)

Serão aprovados em primeira avaliação alunos que tiverem média $M \geq 5$ e frequência $F \geq 70\%$.

Uma planilha (link) permite ao aluno explorar o efeito da nota $E$ no cálculo de sua média final $M$.

Prova Substitutiva (PSUB)

Caso o aluno deixe de comparecer a uma das três provas regulares, poderá fazer a prova substitutiva, cuja nota entrará em substituição à nota de prova faltante (no caso de haver mais de uma prova faltante, a nota da PSUB substituirá apenas a prova de maior peso).

Prova de Recuperação (segunda avaliação)

Estão aptos a realizar a prova de recuperação ($P_R$) alunos que tiverem $M \geq 3$ e frequência $F \geq 70\%$. Neste caso, calcula-se a média de segunda avaliação:

\(\displaystyle M_2 = \max\left( M, \frac{M + P_R}{2} \right) \)

sendo considerados aprovados todos os alunos que tiverem $M_2 \geq 5$ e frequência $F \geq 70\%$.

Nos demais casos, o aluno estará reprovado.

Regras para a realização das atividades remotas

  • As atividades remotas são compostas de 2 fases:

    • Na fase de envio, o aluno deverá realizar, dentro do prazo estabelecido no programa da disciplina (link), a submissão da sua resolução, digitalizada em formato PDF.
    • Na fase de correção, utilizando, os critérios disponibilizados no arquivo de resolução (publicado no ambiente Moodle até 2h após o encerramento da fase de envio), o aluno deverá realizar a correção das atividades de 3 colegas (escolhidos automaticamente por sorteio), também observando o prazo estabelecido no programa da disciplina (link).
  • Para a contabilização de frequência o aluno deverá obrigatoriamente participar tanto da fase de envio quanto da fase de avaliação. Não haverá fracionamento de frequência.

  • As notas das atividades serão obtidas a partir da normalização para uma escala de 0,0 a 10,0 da soma das duas parcelas descritas abaixo:

    • Por sua submissão, realizada durante a fase de envio, o aluno receberá uma pontuação em uma escala de 0 a 50 calculada a partir da média aritimética das três avaliações que receber de seus pares.
    • Por ter cumprido, durante o prazo da fase de avaliação, a correção das atividades de 3 colegas o aluno receberá, em um primeiro momento, 50 pontos. O não cumprimento integral desta tarefa implicará em pontuação 0 atribuída a esta fase.
  • Tanto a pontuação da fase de envio quanto a da fase de avaliação poderão ser revisadas pelos docentes da disciplina após o encerramento das atividades, conforme explicado no item abaixo.

  • Após o fechamento da atividade, os docentes responsáveis farão, por amostragem, a correção de algumas submissões. Caso haja discrepância entre a pontuação atribuída pelo docente e a média aritimética das três avaliações que receber de seus pares, o aluno que realizou sua submissão terá sua pontuação da fase de envio corrigida. Além disso, se a discrepância entre a avaliação atribuída por um dos colegas e a pontuação aferida pelo docente for significativa (para mais ou para menos), o colega em questão terá sua respectiva nota da fase de avaliação ajustada (podendo, até mesmo ser zerada, em casos extremos como, por exemplo, atribuição de pontuação não-nula a itens deixados em branco). Além disso, os demais alunos que tiveram sua atividade corrigida por este colega, terão sua submissão revista pelos docentes.

Atenção:

  • Alunos que não realizarem sua submissão dentro do prazo informado não poderão participar da fase de avaliação/correção, sendo penalizados tanto em nota quanto em frequência.

  • Serão aceitas submissões em branco. Isto naturalmente irá implicar em uma pontuação 0 correspondente ao envio, mas permitirá ao aluno participar da fase de avaliação, onde poderá obter até 50 pontos e cumprir os requisitos acima listados para contabilizar a frequência nesta atividade.

  • A dinâmica de aplicação desta atividade não permite, em hipótese alguma, o envio de uma submissão fora do prazo estabelecido. Assim, pelo fato de não ser possível aplicar atividades remotas substitutivas, o cálculo da nota $E$ considera apenas as 8 melhores notas dentre as 9 atividades aplicadas ao longo do semestre (vide seção "Critérios de Aprovação" acima).

Última atualização: quinta-feira, 29 fev. 2024, 21:00