Questões para discussão

  1. A partir do caso do Museu do Dundo, discuta a seguinte afirmação de John Ilife: “Os europeus acreditavam que os africanos pertenciam a tribos; os africanos criaram tribos às quais pudessem pertencer.” (A modern history of Tanganyika, p. 324) De que forma os interesses dos administradores coloniais portugueses e dos sobas chokwes se relacionam com os processos de etnicização que Jean-Loup Amselle analisa?
  2. Por que Amselle considera o conceito de “etnia” como inadequado para descrever e analisar as sociedades africanas? Que outras categorias e conceitos são propostos para o entendimento das sociedades "pré-coloniais", especificamente?
  3. De que forma a reflexão de Amselle a respeito do uso dos etnônimos para descrever sociedades africanas pode ser relacionada às observações de Valentin-Yves Mudimbe a respeito da persistência de uma “episteme" de matriz colonial no pensamento africano contemporâneo? Discuta as implicações dessa reflexão para uma estratégia de luta política baseada no paradigma do multiculturalismo.