Etapa 3 (Final)


I. Intenção geral da Etapa 3


A "Etapa 3" da nossa atividade de avaliação é, na realidade... o 'trabalho final' propriamente dito. 

Ou seja: imaginem que não tivéssemos combinado a entrega da atividade em etapas sucessivas, mas sim apenas um trabalho a ser entregue ao final do curso. É esse trabalho que será entregue agora. Portanto, a Etapa 3 é a versão final, e deverá se beneficiar de tudo o que já fizeram até este momento e dos retornos que entreguei em cada uma das etapas preparatórias.

Como as notas do trabalho foram também escalonadas, a Etapa 3 vale 5,0 - que, somados a 2,0 da Etapa 1 e 3,0 da Etapa 2, configura a nota final do curso: 10,0.

Os critérios para a nota, agora, são diferentes dos que eu segui nas etapas intermediárias. Naquelas, as notas foram dadas apenas considerando tarefas realizadas ou não realizadas. Agora, a nota será qualitativa: avaliarei a propriedade das análises, a qualidade das transcrições e do trabalho com os dados, a qualidade da redação do texto, e o atendimento aos requerimentos formais de apresentação do trabalho (descritos abaixo).


II. Formato do trabalho


Conforme já combinamos no início do curso, esse trabalho final deverá ter a forma de um artigo científico.  

Vocês já foram apresentados  indiretamente ao gênero "artigo" graças ao contato com a própria bibliografia do curso. Entretanto, se quiserem se aprofundar e saber mais sobre o gênero, recomendo as seguintes leituras:  

Os artigos acadêmicos, ao serem enviados a periódicos para serem publicados, precisam seguir normas de formatação bem específicas, que variam de periódico a periódico. No nosso caso, vamos seguir as normas da Filologia e Linguística Portuguesa - FLP, revista do Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da USP. Essas normas estão disponíveis em https://www.revistas.usp.br/flp/about/submissions, nos itens II. Normas de formatação para as submissões e III. Normas para as referências bibliográficas.

Também conforme as normas da FLP, os trabalhos deverão ter, no máximo, 20 páginas (com a fonte e os espaçamentos especificados no link acima). No nosso caso, os trabalhos precisam incluir as transcrições, que são bastante longas e, por isso, deverão ser incluídas como ANEXOS (portanto, não sendo computadas na paginação máxima).

Em resumo, cada artigo deverá incluir:

Página de rosto (*)

Título do trabalho
Autores e filiação acadêmica
Resumo
Palavras-chave

Introdução (**)

Desenvolvimento (***)

Conclusão (****)

Referências 

Anexo (*****)

(*) A Página de rosto deve conter os seguintes elementos previstos nas normas da FLP: Título do trabalho; Autores e filiação acadêmica; Resumo; Palavras-chave. No nosso caso, não é obrigatório incluir: Título do trabalho em inglês; Abstract (resumo em inglês); Keywords (palavras-chave em inglês).
(**) A Introdução deve ser numerada como 1.
(***) O Desenvolvimento conterá seções numeradas como 2, 3, x..., com liberdade quanto à sua quantidade e aos seus títulos.
(****) A Conclusão deve ser numerada na sequência da última seção.
(*****) O Anexo é a transcrição completa do corpus; as páginas ocupadas pela transcrição não se incluem no limite de 20 páginas do restante do artigo.

Para facilitar um pouco a formatação do trabalho, segue, abaixo, um arquivo com as instruções completas da revista FLP, que serve também como um "template" pra quem for utilizar o processador Word. Basta baixar esse arquivo, salvar em um computador local, e usá-lo como base para a versão final do artigo:


Bom trabalho!

Última atualização: quarta-feira, 5 jun. 2019, 12:18