Sobre os debates
Elementos Fundamentais de um Debate:
- Discussão de argumentos opostos: conteúdo substantivo dos argumentos e justificativas teóricas subjacentes
- Foco na interação e contraposição de posições: comparação entre argumentos concorrentes
- Avaliação por uma terceira parte: audiência (participação dos demais alunos e professor)
- Foco em conteúdo e estilo: força do argumento lógico, apelo emocional e credibilidade
Conteúdo dos debates:
Os conteúdos seguem a discussão fundamental apresentada pelos textos obrigatórios e complementares de cada aula do curso. O tema é bastante genérico mas objetivo ao mesmo tempo, sendo estruturado de forma a conduzir o debate em torno de uma posição contrária e outra favorável. Os estudantes devem na aula introdutória escolher, na medida do possível, um tópico em que será efetuado o debate.
Objetivos Gerais dos Debates
- Estimular o interesse (ensino ativo)
- Incentiva a pesquisa do tema debatido, além de trabalhar questões lógicas propícias ao desenvolvimento de hipóteses e argumentos científicos
- Comunicação verbal e fala em público: desenvolve a capacidade de retórica e persuasão argumentativa, sendo excelente ferramentas de pesquisa
Objetivos específicos (Análise de Política Externa)
- Intersecção entre distintos tópicos e abordagens teóricas
- Revisão da literatura
- Auxiliam a construir o argumento central da pesquisa
Resultados Esperados
- Utilização da bibliografia do curso (é esperado que os textos sejam citados)
- Pesquisa sobre outros textos não inseridos no curso
- Utilização de casos empíricos na argumentação
- Apresentação oral sem leitura nem consulta
- A audiência (demais estudantes) deve fazer perguntas ao término do debate
- Defesa coerente de um conjunto de argumentos
Última atualização: quinta-feira, 22 jun. 2017, 18:23