Soziokulturelle Theorie

Teoria sociocultural ou sociointeracional


A teoria sociocultural, sociointeracional ou psicolinguística de Vygotsky (1984) é a “teoria que pressupõe que o funcionamento mental humano resulta da participação em e apropriação de formas de mediação cultural integradas em atividades sociais” (LANTOLF e BECKETT, 2009, p. 459). Tem por objetivo principal investigar e explicar o desenvolvimento cognitivo das crianças, sendo utilizada no estudo de aquisição de L1 e L2, bem como no estudo da aprendizagem da Língua Estrangeira. Na visão da teoria sociocultural, a aquisição de um idioma se dá através de processo colaborativo por meio do qual os aprendizes se apropriam da língua de sua própria interação, para seus próprios propósitos, construindo a competência gramatical, expressiva e cultural. As principais teses de Vygotsky são: a) não se pode separar o desenvolvimento da linguagem do contexto histórico e social; b) os humanos pensam através da criação e do uso de ferramentas mediadoras; c) a linguagem tem papel importante no desenvolvimento mental, sendo ela a principal ferramenta da mediação. Em resumo, a teoria sociocultural, segundo Ratner (2002), defende que “o funcionamento da mente humana é um processo fundamentalmente mediado, organizado por artefatos culturais, atividades e conceitos” (RATNER, 2002, in PAIVA, 2014, p.128).

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