Sonntag, 30. Juni 2024, 14:15
Website: Moodle USP: e-Disciplinas
Kurs: RCG1002 - Genética - Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 2024 (RCG1002 - Genética - 2024)
Glossar: Glossário - Temas de Genética (ATUALIZADO)
Gabriella Vasconcelos Palmeira
GV

Genética de populações

von Gabriella Vasconcelos Palmeira - Mittwoch, 22. Mai 2024, 09:06
 

Genética de populações é a ciência que estuda a estrutura genética das populações naturais e domesticadas, frequências gênicas, genotípicas e fenotípicas, bem como as suas mudanças ao longo do tempo, resultantes da seleção natural (ou artificial) ou de outros fatores. Permite pressagiar a distribuição genotípica e a fenotípica da progênie resultante dos acasalamentos possíveis, estudando os fenômenos e como afetam a estrutura genética de uma população ideal e aplicando os conceitos em uma população real. A estrutura genética da população pode ser compreendida em frequência gênica ou alélica (proporção ou porcentagem na população dos diferentes alelos de um gene) e frequência genotípica (proporção ou porcentagem na população dos diferentes genótipos para o gene considerado).

 
GV

Genética evolutiva

von Gabriella Vasconcelos Palmeira - Mittwoch, 22. Mai 2024, 09:29
 

A genética evolutiva é uma ciência que estuda como a composição genética das populações muda ao longo do tempo, estimulando a evolução das espécies. Esse campo pesquisa os processos que induzem à variabilidade genética nas populações, tendo como os principais elementos analisados: mutação (alterações aleatórias no DNA que criam novas variantes genéticas), recombinação genética (mistura de genes entre indivíduos da mesma espécie), migração (transferência de genes entre populações) e seleção natural (alelos mais adaptativos em um determinado ambiente).


 
GV

Genética Mendeliana

von Gabriella Vasconcelos Palmeira - Mittwoch, 22. Mai 2024, 09:46
 

Gregor Mendel realizou experimentos pioneiros sobre cruzamentos e características hereditárias, com objetivo de verificar como essas características eram herdadas ao longo das gerações. O seu experimento consistia em cruzar linhagens de ervilhas “puras” e fazer a polinização cruzada entre as plantas. Esse procedimento o levou a formular as suas leis, que também ficaram conhecidas por Genética Mendeliana.

Ele utilizou o quadrado de Punnett, que é uma ferramenta de análise estatística baseada na pesquisa que prevê a probabilidade de ocorrência de um fenótipo.

A Primeira Lei de Mendel (Princípio da Segregação dos Caracteres) estabelece que todas as características de um indivíduo são determinadas por genes, os quais se separam na formação dos gametas no processo de sua fecundação.
A Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregação) propõe que os alelos separados uns dos outros durante a formação do gameta, resultam na transmissão de descendentes de 1 alelo por gene de cada progenitor.

A Terceira Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente) propõe que alelos de 2 ou mais genes se separam em gametas independentemente um do outro. Os alelos são transmitidos separados uns dos outros.



 
Gabriel Araujo de Oliveira
GA

Fluxo Gênico

von Gabriel Araujo de Oliveira - Mittwoch, 22. Mai 2024, 20:11
 

O fluxo gênico, também conhecido como "gene flow" em inglês, refere-se ao movimento de genes entre populações de uma mesma espécie. Esse processo é fundamental para a evolução das espécies, pois permite a transferência de material genético entre populações separadas geograficamente. O fluxo gênico pode ocorrer de várias formas, como migração de indivíduos reprodutivamente ativos, polinização cruzada em plantas, dispersão de sementes, entre outros mecanismos.


Referências:

  1. Futuyma DJ. Evolution. 3rd edition. Sunderland (MA): Sinauer Associates; 2013.
  2. Hartl DL, Clark AG. Principles of Population Genetics. 4th edition. Sunderland (MA): Sinauer Associates; 2007.
Imagem representativa do Fluxo Gênico

 
GA

Gameta

von Gabriel Araujo de Oliveira - Mittwoch, 22. Mai 2024, 20:19
 

é uma célula reprodutiva especializada que se funde com outra célula reprodutiva para formar um zigoto, que se desenvolve em um novo organismo. Os gametas são haploides, o que significa que contêm apenas metade do número de cromossomos de uma célula somática normal. Nos humanos, por exemplo, os gametas contêm 23 cromossomos, enquanto as células somáticas contêm 46 cromossomos.


  1. Alberts B, Johnson A, Lewis J, et al. Molecular Biology of the Cell. 4th edition. New York: Garland Science; 2002.
  2. Lodish H, Berk A, Zipursky SL, et al. Molecular Cell Biology. 4th edition. New York: W. H. Freeman; 2000.Resumo de Fecundação: gametas, fases, zigoto e mais! - Sanarmed

 
GA

Gene

von Gabriel Araujo de Oliveira - Mittwoch, 22. Mai 2024, 20:29
 

Um gene é uma unidade fundamental da hereditariedade e da informação genética contida nos organismos vivos. Cada gene é composto por sequências específicas de nucleotídeos no DNA que codificam a produção de proteínas ou moléculas de RNA funcionais. Essas sequências de nucleotídeos determinam as características hereditárias dos organismos, influenciando o desenvolvimento, funcionamento e manutenção das células.

  1. Alberts B, Johnson A, Lewis J, et al. Molecular Biology of the Cell. 4th edition. New York: Garland Science; 2002.
  2. Lodish H, Berk A, Zipursky SL, et al. Molecular Cell Biology. 4th edition. New York: W. H. Freeman; 2000.Gene — Knowledge Hub

 
GA

Gene Hox

von Gabriel Araujo de Oliveira - Mittwoch, 22. Mai 2024, 21:20
 

os genes Hox assumem o papel de maestros, orquestrando a formação dos segmentos corporais e estruturas complexas em diversos animais, desde moscas-das-frutas até humanos. Imagine-os como regentes habilidosos, conduzindo a sinfonia do desenvolvimento e moldando a anatomia única de cada ser vivo.

  1. Lewis, E.B. (1978). "A gene complex controlling segmentation in Drosophila". Nature.
  2. Mallo, M., & Alonso, C.R. (2013). "The regulation of Hox gene expression during animal development". Development.
HOX genes in the human genome. Adapted from Durston et al. [8] The... |  Download Scientific Diagram

 
Eduarda Menegari
EM

Extremidade 5 linha

von Eduarda Menegari - Donnerstag, 23. Mai 2024, 13:26
 

A extremidade 5' refere-se à extremidade de uma molécula de ácido nucleico onde o quinto átomo de carbono do açúcar pentose (ribose no RNA e desoxirribose no DNA) está livre e possui um grupo fosfato ligado a ele, sendo oposta à extremidade 3' (três linha). Serve como ponto de início para a síntese de ácidos nucleicos, como a replicação do DNA e a transcrição em RNA, além de ser o local onde a enzima polimerase (DNA polimerase na replicação e RNA polimerase na transcrição) começa a adicionar nucleotídeos para construir a nova molécula.
DNA5'


REFERÊNCIAS:

Alberts, B., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., & Walter, P. (2020). Cooper, G. M. (2000).
The Cell: A Molecular Approach (2nd ed.). Sinauer Associates.
https://static.todamateria.com.br/upload/re/pr/representacaodaestruturadodna-cke.jpg?auto_optimize=low
https://s3.static.brasilescola.uol.com.br/img/2019/03/estrutura-do-dna.jpg



 
EM

Fenótipo

von Eduarda Menegari - Donnerstag, 23. Mai 2024, 13:30
 

Enorme amplificação e integração do conteúdo de informações que ocorre quando se passa dos genes no genoma para os seus produtos na célula e para a expressão observável dessa informação genética, como traços celulares, morfológicos, clínicos ou bioquímicos. Sendo o conjunto de traços (observáveis ou que podem ser mensurados) de um indivíduo, ligados a interação do ambiente (fatores ambientais e estilo de vida) com o genótipo.
Genótipo e Fenótipo

REFERÊNCIAS:

Genetica Medica Thompson Thompson
https://dglab.com.br/blog/genotipo-fenotipo/



 
EM

Filogenética

von Eduarda Menegari - Donnerstag, 23. Mai 2024, 13:38
 

 Campo da Biologia que busca identificar e compreender as relações evolutivas entre as diferentes formas de vida na Terra. Os primeiros critérios objetivos para a reconstrução filogenética baseavam-se em dados morfológicos. Com o acesso recente à estrutura de macromoléculas (DNA, RNA e proteínas) as análises filogenéticas passaram a ter um avanço vertiginoso. As representações diagramáticas de espécies ou clados, conhecidas atualmente como árvores filogenéticas.

Árvore filogenética

REFERÊNCIAS:

NOÇÕES DE FILOGENÉTICA MOLECULAR Flora Maria de Campos Fernandes-Matioli Depto. de Biologia, Instituto de Biociências, USP São Paulo - SP
https://labs.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/evolmol/arvores.html