Bicicletas - Artigos
- Optimizing the position of bike sharing stations - The Milan case: os dois grupos falaram da questão de encontrar os melhores lugares para a instalação de estações de bike sharing, citando o uso de técnicas estatísticas e pesquisa com os usuários. Esse artigo sobre sistemas de bike sharing de Milão considera localização de estações de metrô, trem, ônibus e disposição de museus, universidades, áreas de tráfego restrito, entre outras coisas, para tentar determinar os melhores locais para instalação das estações de bike sharing.
- Promoting bike-and-ride The Dutch experience: sobre as formas de incentivar o uso da bicicleta entre a população, integrando com ônibus ou transporte sobre trilhos, com a utilização de argumentos que eles também mencionam nos trabalhos (redução do uso de energia, poluição sonora e do ar, reduzir o número de congestionamentos e a dependência de veículos particulares). Cita tentativas que não deram certo (que são caminhos que talvez eles possam pensar em eliminar), e os resultados positivos de outras formas de promoção da utilização da bicicleta. Fala sobre a experiência na Holanda, mas ainda assim eu acho que serve como referência para se pensar em algo para o Brasil.
- Understanding Spatiotemporal Patterns of Biking Behavior by Analyzing Massive Bike Sharing Data in Chicago: para ajudar nos pontos em que citam sobre indicar os melhores caminhos para ser percorrido por bicicleta, considerando fatores como facilidade do ponto de vista físico, de segurança, ou de preferência do usuário mesmo. Dependendo dos horários e dias da semana, a indicação dos caminhos pode variar. Dependendo do tipo de atividade (lazer ou trabalho), o "melhor caminho" para uma mesma pessoa também pode variar. Nesse artigo se fala bastante sobre a análise do uso das bicicletas para fazer esse mapeamento. Acredito que esse tipo de análise, associado a algumas informações dos usuários, pode ajudar a determinar melhor o "melhor caminho" para cada usuário.