Simulação de transformadores de corrente

Aberto: sexta, 15 set 2017, 00:00
Vencimento: sexta, 29 set 2017, 23:55

Elabore a rede para simulação de curtos-circuitos em linhas de transmissão, utilizando o ATPDraw e o ATP, que está descrita no Apêndice E (APPENDIX E:  POWER SYSTEM AND DIGITAL RELAY MODELS) do documento Determine Current Transformer Suitability Using EMTP Models.

Entregar:

  • O aluno deve entregar um relatório breve contendo o código-fonte <.ATP> da rede simulada;
  • A ilustração com a rede simulada e eventuais códigos desenvolvidos para obtenção de parâmetros de entrada para as simulações;
  • Além disso, deve entregar também três simulações distintas de curto-circuito trifásico, com impedância de curto baixa, variando-se o burden do TC para se obter resposta sem saturação, com saturação por componente de corrente alternada e saturação por componente unidirecional de corrente. Para tanto, simule o curto-circuito ocorrendo nos tempos apresentados na tabela (o tempo total de simulação é de 160 [ms].
  • Código fonte de arquivo do tipo m-file (arquivo de script do Matlab) capaz de fazer a leitura do arquivo PL4, no formato CSV, e calcular os fasores das correntes dos TCs para uma janela móvel que se inicia no instante 0 [s] e termina em t = 160 [ms].


Aluno Instante de ocorrência
Alexandre Menezes 80
Caio Zini 78
Camila Hosomomi 79
Leonardo de Souza 81
Vitor Larizzatti 95
Helton Harada 94

Atenção: O arquivo disponível aqui é um email que sugere como se deve modificar o arquivo STARTUP do ATP, para que o arquivo PL4 esteja no formato CSV e que possa ser lido pelo m-file do Matlab (existe o comando "csvread" no Matlab, para leitura desse tipo de arquivo).