exericio solvr para entregar
a) A All Night produz uma bebida energética muito consumida pelos frequentadores da noite paulistana. Dois dos componentes utilizados na preparação da bebida são soluções compradas de laboratórios terceirizados: solução Red e solução Blue. Os principais ingredientes ativos do energético são: extrato de guaraná e cafeína. A companhia quer saber quantas doses de 10 militros de cada solução deve incluir em cada lata da bebida, para satisfazer às exigências mínimas padronizadas de 48 gramas de extrato de guaraná e 12 gramas de cafeína e, ao mesmo tempo, minimizar o custo de produção. Por acelerar o batimento cardíaco, a norma padrão também prescreve que a quantidade de cafeína seja de, no máximo 20 gramas por lata. Uma dose da solução Red contribui com 8 gramas de extrato de guaraná e 1 grama de cafeína, enquanto uma dose da solução Blue contribui com 6 gramas de extrato de guaraná 2 gramas de cafeína. Uma dose de solução Red custa $ 0,06 e uma dose de solução Blue custa $ 0,08.
b) Um fabricante de chocolate tem estocado bombons de chocolate, sendo 200 kg com recheio de frutas vermelhas e 170 kg com recheio de hortelã. Ele decide vender o estoque na forma de três pacotes sortidos diferentes. Um pacote contém uma mistura com metade do peso dos bombons de frutas vermelhas e metade em hortelã e vende por R$ 12,0 por kg (+ ÚLTIMO DIGITO DO SEU NÚMERO USP). O segundo pacote contém uma mistura de um terço de bombons de frutas vermelhas e dois terços de hortelã e vende por R$14,00 por kg, e tem demanda mínima de 25 kg + dia do seu aniversário. O último pacote é composto por três quartos de frutas vermelhas e um quarto de hortelã e o vendo por R$11,00 o quilo. O vendedor deveria preparar quantos quilos de cada mistura a fim de maximizar seu lucro nas vendas?
c) Uma rede de televisão local tem o seguinte problema: foi descoberto que o programa A com 20 minutos de música e 1 minuto de propaganda chama a atenção de 30.000 telespectadores, enquanto o programa B, com 10 minutos de música e 1 minuto de propaganda chama atenção de 10.000 telespectadores. No decorrer de uma semana, o patrocinador insiste no uso de no mínimo,5 minutos para sua propaganda e que não há verba para mais de 80 minutos de música. Quantas vezes por semana cada programa deve ser levado ao ar para obter o número máximo de telespectadores? Demonstre a função objetivo e as restrições e ache o resultado pelo Solver.