Atividade 2.1: Equívocos da Educação Inclusiva
Data de Início: 20/09 às 14h
Data de Término: 28/11 às 23h30
Caro (a), aluno (a)
A partir da leitura do texto de referência, expresse sua compreensão a cerca do tema que será proposto na atividade a seguir. Esta é uma atividade participativa onde você terá apenas 1 tentativa de resposta; portanto, em caso de dúvida, retome os conceitos estudados ou fale com o seu tutor. Fique atento (a) ao prazo de término da atividade e bons estudos!
No texto referência desta aula você viu a seguinte citação, que constam como equívocos da educação inclusiva:
- Supor que é assunto específico da educação especial;
- Acreditar que a proposta é dirigida, apenas, a alunos portadores de deficiência ou das condutas típicas das síndromes neurológicas, psiquiátricas ou com quadros psicológicos graves;
- Supor que alunos com altas habilidades/superdotados não são sujeitos da proposta de inclusão educacional escolar;
- Exigir diagnóstico clínico para promover a inclusão de deficientes no ensino regular;
- Afirmar que o paradigma da inclusão “supera” o da integração;
- Desconsiderar as necessidades básicas para a aprendizagem de qualquer aluno, banalizando essas necessidades e/ou atribuindo-as a problemas do indivíduo;
- Confundir inclusão com inserção;
- Privilegiar, na inclusão, o relacionamento interpessoal em detrimento dos aspectos cognitivos;
- Limitar a “leitura de mundo” à sala de aula, isto é, supor que a inclusão é um fim em si mesmo quando, na verdade, é um processo contínuo e permanente que envolve a família, a escola, o bairro, a comunidade. (CARVALHO, 2010, p.87)
Escolha três dessas citações e apresente argumentos, em no máximo 2 páginas, de que corroborem com a opinião da autora (CARVALHO, 2010, p.87) de que realmente são equívocos. Ao finalizar publique sua atividade por meio da ferramenta “envio de arquivo”. Em caso de dúvida, retome a leitura do texto de referência desta aula.