Topic outline
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Quaisquer dúvidas, por favor façam perguntas aqui.
abs
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Olá pessoal,
Aqui gostaria que se manifestassem sobre suas impressões sobre a disciplina.
Ela é bem introdutória e meu objetivo era mostrar como a fotografia digital pode ser encarada seriamente como ferramenta mais que válida para estudos em ecologia e história natural moderna.
Infelizmente devido ao covid-19 tivemos de fazer online, com adaptações.
Estou aberto então às suas manifestações.
Obrigado!
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1º bloco de aula
Será inserida tarefa muito simples (pergunta) para aferir frequência (ter assistido ao video desta aula e respondido a pergunta até 23h59min59s do dia da aula).
Não vale nota, apenas frequência!
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Aqui, por favor, façam perguntas sobre a aula caso tenham dúvidas.
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2º bloco de aula
Será inserida tarefa muito simples (pergunta) para aferir frequência (ter assistido ao video desta aula e respondido a pergunta até 23h59min59s do dia da aula).
Não vale nota, apenas frequência!
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Aqui, por favor, façam perguntas sobre a aula caso tenham dúvidas.
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3º bloco de aula
Será inserida tarefa muito simples (pergunta) para aferir frequência (ter assistido ao video desta aula e respondido a pergunta até 23h59min59s do dia da aula).
Não vale nota, apenas frequência!
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Aqui, por favor, façam perguntas sobre a aula caso tenham dúvidas.
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4º bloco de aula
Será inserida tarefa muito simples (pergunta) para aferir frequência (ter assistido ao video desta aula e respondido a pergunta até 23h59min59s do dia da aula).
Não vale nota, apenas frequência!
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Aqui, por favor, façam perguntas sobre a aula caso tenham dúvidas.
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5º bloco de aula
Será inserida tarefa muito simples (pergunta) para aferir frequência (ter assistido ao video desta aula e respondido a pergunta até 23h59min59s do dia da aula).
Não vale nota, apenas frequência!
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Aqui, por favor, façam perguntas sobre a aula caso tenham dúvidas.
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6º bloco de aula
Será inserida tarefa muito simples (pergunta) para aferir frequência (ter assistido ao video desta aula e respondido a pergunta até 23h59min59s do dia da aula).
Não vale nota, apenas frequência!
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Aqui, por favor, façam perguntas sobre a aula caso tenham dúvidas.
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7º bloco de aula
Será inserida tarefa muito simples (pergunta) para aferir frequência (ter assistido ao video desta aula e respondido a pergunta até 23h59min59s do dia da aula).
Não vale nota, apenas frequência!
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Aqui, por favor, façam perguntas sobre a aula caso tenham dúvidas.
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8º bloco de aula
Será inserida tarefa muito simples (pergunta) para aferir frequência (ter assistido ao video desta aula e respondido a pergunta até 23h59min59s do dia da aula).
Não vale nota, apenas frequência!
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Aqui, por favor, façam perguntas sobre a aula caso tenham dúvidas.
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9º. Bloco:
Farei um vídeo ligeiro para demonstração do uso do FastStone Viewer, freeware que recomendei.
Como várias pessoas declararam não ter nenhuma ou pouca experiencia com edição, recomendo este programa como um 1o. contato com processamento de imagens.
Quem já tiver experiência com outro e mais poderoso programa, tipo GIMP ou Photoshop pode assistir apenas para obter a frequência e responder a perguntinha que farei no vídeo.
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Caso tenham dúvidas do Bloco 9 de aula, por favor façam perguntas aqui.
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10º Bloco: o envio das fotos por si só vale como frequência para este bloco.
Entrega dos 3 trabalhos individuais (fotografias): categorias definidas por votação:
Retrato - 9 votos.
Foto artística de Natureza - 8 votos.
Macrofotografia - 6 votos
Formatação:
1) Lado maior da foto 18cm, indiferente se na horizontal ou vertical; por exemplo 18x13cm; ou 13x18cm, ou 18x15cm; etc; mesmo 18x18cm é possível.
2) Salve a imagem final em JPGE (NÃO USE A versão JPGE2000 - apenas jpge) com resolução 300dpi.
3) SE vc etá processando a partir de um RAW e o programa que vc usa é mais avançado, como photoshop, veja se ele tem opção de modificar padrão de cores e antes de salvar em jpge modifique de padrão de cores RGB para sRGB. O FastStone não tem esse problema pois já salva os JPGEs em sRGB automaticamente.
4) Ao salvar o jpge há opção de compactação, NUNCA USE compactação abaixo de 70% - 75-80% estaria ótimo.
5) Cada foto submetida deve ser nomeada com título (é um dos critérios de avaliação/nota da foto - adequação do título ao tema e foto), categoria e nome da artista, p.ex.: Abelha polinizando flor_Macro_Maria da Silva;
ou seja, com estrutura: Titulo da foto_Categoria da foto_Nome artista.
Como de costume eu postarei as fotos num album dedicado a turma de 2020 da disciplina no flickr, com suas marcas de © com nomes gravados. Se alguém discordar de ter a foto exposta me avise.
Vejam exemplos dos anos anteriores aqui:
https://www.flickr.com/photos/153635831@N02/albums
Estarei de "plantão" no meu email para quaisquer dúvidas durante toda a semana que vem.
Para entrega das fotos prefiro que por segurança enviem ao meu email mottajr@ib.usp.br; lembrando o limite de 07/08 as 23:59h; após isso não receberei!
BOAS FOTOS!-
Quaisquer dúvidas sobre a submissão de fotos, perguntem neste fórum.
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Planilha em excel para vcs atribuiremnotas (exceto para vc mesmo). Os links dos albuns com cada categoria de fotos estão na planilha.
Atribuir Notas de 1 a 10, EXCETO PARA VOCÊ EVITE BANALIZAR O 10 (use ele apenas após ver todas as fotos e comparativamente escolher a ou as melhores mesmo para você - se houver) EVITE + AINDA BANALIZAR o 1 ou 2 , a foto precisaria estar muito ruim, e não vejo isto no material entregue Lembrando os critérios a considerar, além do aspecto subjetivo de estética de cada pessoa: 1) Composição/enquadramento 2) Nitidez (desconsiderar em artística) 3) Iluminação (livre em artística) 4) Adequação da foto ao título 5) Adequação da foto ao tema POR FAVOR ENTREGUEM DE VOLTA A PLANILHA PREENCHIDA ATÉ TERÇA FEIRA 11/08/2020 para meu e-mail: mottajr@ib.usp.br (a entrega da planilha vale frequencia)
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