Diagrama de temas

  • 1- Cultura escolar Imagens

    escrita.jpg

    patio entrada.jpg

    patio entrada 1.jpg

    morro do pinto.jpg


    rio de janeiro.jpg

    professora negra (1).jpg

  • 2- Cronograma da disciplina

  • 3- Cultura escolar ppt

  • 4- Registro/síntese aula 1 (05/08/2015)

    ·         Apresentação da turma: discentes, monitora e docente responsável.

    ·         Contextualização da disciplina "Introdução  aos Estudos da Educação - Enfoque histórico". Disciplina oferecida pelo EDF (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação): Apresentação da estrutura da Faculdade da Educação. Síntese das mudanças pelas quais a disciplina passou até chegar ao formato atual.

    ·         Discussão sobre a Licenciatura e o processo de conversão do especialista (físico, historiador, matemático etc em educador).

    ·         Encaminhamentos para aula 2 (proposta de escrita autobiográfica escolar).

  • 5- Registro/Síntese aula 2 (12/08/2015)

    ATIVIDADE DE ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA DA TRAJETÓRIA ESCOLAR

    • Leitura de uma autobiografia escolar pela docente.
    • Escrita individual das autobiografias pelos discentes.
    • Discussão em grupos: identificação de questões recorrentes e diversas registradas por um relator.
    • Apresentação/síntese das discussões e de 3 temas selecionados por cada grupo.
    • Realização de síntese dos temas sugeridos e aglutinação em 3 eixos pela docente.


    EIXOS CONSTRUÍDOS COLETIVAMENTE

    Eixo 1: Organização do sistema educacional e expansão da escolarização

    Eixo 2: Sujeitos

    Eixo 3:  Aprendizagem

  • 6- Discussões atuais em Educação: Gênero e transversalidade

    Desde o fim de 2012, discussões sobre a "igualdade de gênero" como uma das diretrizes do PNE (Plano Nacional de Educação) vem sendo realizadas. O PNE, base para os planos municipais, foi intensamente debatido na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, sendo dele excluída a menção à “igualdade de gênero” pela suposta relação direta com a chamada “Ideologia de Gênero”. O Congresso deu a seguinte redação final à Lei 13.005/2014, em seu art. 2, inc. III: dizendo que o Estado deve garantir “a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação”. Na mesma direção, muitos municípios vêm retirando a diretriz da igualdade de gênero de seus planos municipais de educação, incluindo a ciade de São Paulo. Veja a redação do texto preliminar  e a notícia da aprovação nos links abaixo (respectivamente).

    http://pme.camara.sp.gov.br/Biblioteca/PDFs/substitutivo_PME_final.pdf

    http://www.camara.sp.gov.br/blog/pme-e-aprovado-sem-alteracoes-e-retorna-para-2a-votacao-no-final-do-mes/

  • 7- Registro/Síntese aula 3 - Apresentação do programa e aula sobre cultura escolar

    • Apresentação do Programa da disciplina. 

    Eixos:

    1- Organização do Sistema Educacional e expansão da escolarização

    2- Aprendizagem

    3- Sujeitos

    Organização do sistem
    a educacional e
    expansão da escolarização
    rganização do sistem
    a educacional e
    expansão da escolarização

    • Aula expositiva sobre Cultura Escolar (ver arquivo ppt tópico 3).


    Fica o link do trecho do filme que vimos em sala de aula



  • 8- Ficha de leitura 1

    Ficha de leitura 


    É um texto escrito pela(a) discente a partir da leitura do texto recomendado.  O(a) aluno(a) deve identificar/eleger 3 questões presentes no texto e justificar o porquê de cada escolha.


    Sistemática de Avaliação dos alunos: Cada Ficha de leitura = 0,5 (8x0,5= 4,0) + Trabalho individual (autobiografia) = 0,5 + cada Trabalho coletivo = 0,25 (2 X 0,25 = 0,5) = 5,0. O Seminário das intervenções + trabalho escrito final valem até 5,0. Somados totalizam 10,0.



    FICHA DE LEITURA 1 >. Texto recomendado: NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, nr. 14, p. 35-60, maio/ago. 2000. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt 


  • 9. Eixo 1- Aula histórica e Registro/Síntese

    Pessoal, 

    Aqui vai o ppt da próxima aula. Nada de pânico!

    um  abraço

    Diana


    Síntese

                                           

     O ppt apresenta a aula de forma mais aprofundada. O texto de Clarice Nunes fundamentou a discussão. Segue abaixo alguns tópicos dicutidos em classe:


    - Primário → Ginásio → Exame de Amissão →  Colégio pu Profissional (terminal)

     - Ideia de Secundário como preparatório à Faculdade

    - Influência do modelo francês na constituição das disciplinas nas escolas brasileiras

    - Colégio Pedro II surge em 1837, como insituição modelar, e é internato até 1856. Professores do colégio produzem os primeiros livros de história e geografia do Brasil. Joaquim Manuel de Macedo foi professor do Pedro II. Professores do Colégio são professores de notório saber.

    - IHGB é criado em 1835 para produzir uma história do Brasil e uma cultura brasileira

    - Modelo de ciência positivista, evolucionista, progressista. Traz os manuais de ciências de outros lugares para serem traduzidos e enquanto os manuais próprios das ciências humanas não são produzidos, utiliza-se manuais francesas (modelo considerado superior em termos de civilização).

    - América Latina em processo de emancipação e em constituição de um repertório próprio.

    - Constituição de uma estrutura com recursos públicos e quando há ampliação

    - Filme citado em sala:  r (filme do livro “Amar, verbo intransitivo”)


  • 10- Novo cronograma

    Olá, pessoal, fizemos um ajuste no nosso cronograma para acrescentar o feriado do Dia do Funcionário Público (28 de outubro). O anexo da postagem 2 (Cronograma) já foi alterado.

    Para facilictar, aqui está o cronograma:


    Cronograma Semestre EDF0287 – 02/2015

    Quarta-feira

    Diana Gonçalves Vidal

    Monitora: Fabiana Munhoz

    Agosto

    05– (Aula 1) - Apresentação da professora e dos alunos

    Bibliografia Geral do curso:

    HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).

    Infolink Linha do tempo: http://educarparacrescer.abril.com.br/historia-educacao/index.shtml

    12 – (Aula 2) – Definição da proposta e programação do curso.

    • Elaboração de autobiografias escritas individualmente e posteriormente socializadas em grupo e em plenária. O objetivo será o conhecimento de suas trajetórias e interesses. (Trabalho individual 1)
    • Levantamento de temas e questões que deverão ser discutidas durante o semestre.

    19 – (Aula 3) Apresentação do programa do curso. Organização dos 3 eixos. Formas de avaliação. Tema geral: Cultura escolar como categoria de análise da escola e da escolarização.

    Bibliografia: VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).

    Vídeo: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dhe.php?t=017

    26– (Aula 4)(Ficha de leitura 1): Eixo 1: Organização do sistema educacional e expansão da escolarização (aula histórica).

    Bibliografia: NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, nr. 14, p. 35-60, maio/ago. 2000. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

    Vídeo: No império chega o ensino secundário: https://www.youtube.com/watch?v=rRFzaAScIbk

     

    Setembro

    02– (Aula 5) – Elaboração de subprojetos. Orientação coletiva.

    1)      Trabalho em grupo (trabalho coletivo 1)

    2)      Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate

    09 – Semana da Pátria – sem aula

    16– (Aula 6) (Ficha de leitura 2): Eixo 1: Organização do sistema educacional e expansão da escolarização (Temas atuais).

    Bibliografia:

    DOREA, Célia Rosangela. A arquitetura escolar como objeto de pesquisa em História da Educação. Educar em revista, nr. 49, julho/set, 2013. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

    LELIS, Isabel. O trabalho docente na escola de massa: desafios e perspectivas. Sociologias, vol. 14, nr. 29, jan/abr 2012.  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100007&lang=pt

    OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação & Sociedade [online]. 2007, vol.28, n.100, pp. 661-690. ISSN 1678-4626.  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-73302007000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

    23(Aula 7) – Atividade: Filme: Pro dia nascer feliz (2006). Coordenação da atividade: Fabiana Munhoz. (Ficha de leitura 3) (Evento em Uberaba)

    Bibliografia: COSTA, Marcio & KOSLINSKI, Mariane. Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, jan./apr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a10v11n31.pdf

    30– (Aula 8)Eixo 2: Aprendizagens: autogoverno. Aula Histórica. (Ficha de leitura 4).

    Bibliografia: VIDAL, Diana G. 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate. Educação & Pesquisa, vol.39, no.3, São Paulo, julho/set. 2013.

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022013000300002&script=sci_arttext

    Video: Home Chez Nous

    http://www.raco.cat/index.php/EducgacioHistoria/article/viewFile/265211/352796

    Outubro

    7 – (Aula 9) – Orientação coletiva.

    1)      Trabalho em grupo (trabalho coletivo 2)

    2)      Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate

    14– - (Aula 10) Eixo 2: Aprendizagens. Aula Atual. (Ficha de leitura 5)

    Bibliografia:

    FERRARO, Alceu. Escolarização no Brasil: articulando as perspectivas de gênero, raça e classe social. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p. 505-526, maio/ago. 2010. http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n2/a06v36n2.pdf

    LIMA, Leonardo & GOMES, Candido. Ensino médio para todos: oportunidades e desafios. Revista brasileira de estudos pedagógicos (online), Brasília, v. 94, n. 238, p. 745-769, set./dez. 2013. http://educa.fcc.org.br/pdf/rbep/v94n238/v94n238a06.pdf.

    PEREIRA, Antonio S. Ensino e interdisciplinaridade: o que expressam registros, discursos e práticas. Educação Pública, Cuiabá, vol. 22. nr. 51, set/dez, 2013. http://educa.fcc.org.br/pdf/repub/v22n51/v22n51a02.pdf.

    21 - (Aula 11) Apresentação e debate do Vídeo: Hoje eu quero voltar sozinho. (Ficha de Leitura 6)

    Bibliografia: CARBONE, Renata & MENIN, Maria Suzana. Injustiça na escola: representações sociais de alunos do ensino fundamental e médio. Educação & Pesquisa, vol.30, no.2, São Paulo. May/Aug. 2004. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022004000200004&script=sci_arttext

    28 - Dia do Funcionalismo Público -sem aulas

    Novembro

    04 - (Aula 12) Eixo 3: Sujeitos. Aula Histórica. (Ficha de leitura 7) – Responsabilidade Fabiana

    Bibliografia: MUNHOZ, Fabiana Garcia. Sujeito professor, repertórios e agências docentes no século XIX. No prelo.

    11 -(Aula 13)Eixo 3: Sujeitos. Aula Atual. (Ficha de leitura 8)

    Bibliografia:

    CARLOTTO, Mary; PIZZINATO, Adolfo et all. Avaliação e Interpretação do Mal-estar Docente: Um Estudo Qualitativo sobre a Síndrome de Burnout. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza - Vol. XIII - Nº 1-2 - p. 195 - 220 - mar/jun 2013. http://www.redalyc.org/pdf/271/27131673008.pdf.

    SERPA, Alexandre & PONTES, Luis. Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do SARESP. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 118-141, jan./abr. 2013. http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v24n54/v24n54a07.pdf

    TARTUCE, Gisela; NUNES, Marina; ALMEIDA, Patrícia. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 445-477, maio/ago. 2010. http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a0840140.pdf.

    18 – (sem aula) Viagem a Londres, representando a Direção da Unidade.

    25 -  (Aula 14) - Seminários das intervenções  – Entrega do trabalho final

    Dezembro

    02 - (Aula 15) - Seminários das intervenções  – Entrega do trabalho final

    Sistemática de Avaliação dos alunos: Cada Ficha de leitura = 0,5 (8x0,5= 4,0) + Trabalho individual (autobiografia) = 0,5 + cada Trabalho coletivo = 0,25 (2 X 0,25 = 0,5) = 5,0. O Seminário das intervenções + trabalho escrito final valem até 5,0. Somados totalizam 10,0.

  • 11- Propostas de Intervenções Educativas

    Grupo 1

     Grupo: Lucas, Daniela, Conrado, Flávio, Lennon, Alana;

    Título: A interdisciplinaridade da disciplina: conceito e aplicação;

    Objetivo: Trabalahar a noção de disciplina em um grupo de alunos, motivados pela construção e interação com os instrumentos musicais de sucata;

    Estratégia: Através da construção de instrumentos musicais de sucata, produzir um conhecimento básico das propriedades do som, demonstrando que através da organização, planejamento e conhecimento podemos construir um conceito de disciplna por interesse.. Composição e execução da música Disciplina na música;

    Público alvo: Grupo escoteiro 7 a 14 anos.


     Grupo 2

    Grupo: Giorgia, Luiz, Francisco, Gabrielle, Mattheus, Felipe;

    Título: Desmitificação de instituições públicas (Ensino Superior);

    Objetivo: Levar para os jovens de escolas públicas periféricas informações sobre a Universidade;

    Estratégias: Ir a escolas públicas e por meio de conversa, aberta a perguntas, quebrar paradigmas;

    Público Alvo: Alunos de ensino médio em escola pública.


    Grupo 3

    Grupo: Larissa, Henrique, Tânia, Munique, Luisa, Douglas;

    Título: A Ciência nos produtos do cotidiano;

    Introdução: A sociedade não conhece a composição dos produtos que consome;

    Objetivo: Identificar e problematizar o analfabetismo científico das pessoas, com foco na composição dos produtos consumidos no dia-a-dia e oferecer esclarecimentos sobre essa questão;

    Estratégias: 1) Levantamento de dados online que deem base para a organização de uma cartilha e fazer uma intervenção; 2) Intervenção (em local público) que nos permitam a identificação desse nível de desconhecimento, com o uso de questionário e entrega da cartilha.

    Público Alvo: População em geral.

     

    Grupo 4

    Grupo: Diana, Iara, Letícia, Karoline, Cínthia, Marina, Maria Rita;

    Título: Meios de transporte e impacto ambiental. Ciclofaixa: solução ou problema?;

    Introdução: Nosso grupo identificou uma necessidade de conscientização ambiental e como o debate sobre meios de transporte está em alta na mídia, escolhemos esse tema para o desenvolvimento do trabalho;

    Objetivo: Conscientizar sobre a emissão de gases poluentes na atmosfera e colocar a questão de uma locomoção alternativa e seu espaço na sociedade;

    Estratégia: debate com base em uma matéria e apresentação teórica sobre aas substâncias químicas dos gases poluentes emitidos na atmosfera;

    Público Alvo: Ensino médio.

     

    Grupo 5

    Grupo: Raíssa, Jessé, Aline, Priscilla, Renata, Denise;

    Título: A África de forma lúdica;

    Objetivo: Apresentar a cultura africana através de jogos, especificamente o RPG;

    Introdução: As crianças tem pouco contato com as histórias da África durante o período escolar e gostríamos de apresentar esse tema de uma maneira diferente; Conhecer a história da África, lendas africanas;

    Estratégia: Jogo rpg, jogo de interpretação. Criar os personagens, características positivas;

    Púlico Alvo: Ensino Fundamental de Ensino Fundamental II em Escola Pública, em contraturno, ideia de grupos de 5-6 pessoas.


    Grupo 6

    Grupo: Amanda, Carlos, Nádia;

    Título: Senta que lá vem a história. A Batalha das comidas;

    Objetivo: Estimular a criatividade e auxiliar de forma lúdica nas escolhas saudáveis;

    Introdução: Baseado no fato de que a alimentação infantil é diretamente influenciada por seus pais e pela mídia, buscaremos apresentar de forma lúdica os alimentos saudáveis e a partir de então, desenvolver uma reflexão sobre o assunto;

    Estratégia: 1-Apresentação: Conhecer um pouco de cada criança fazendo perguntas relacionadas ao tema; 2- Começar a contar uma história e deixar os alunos desenvolverem a partir da sua imaginação; 3- Pedir para que os alunos desenhem o que mais gostaram da história; 4- Montar um livro com os desenhos dos alunos;

    Púlico Alvo: Crianças em fase de alfabetização.


  • 12- Aposentadoria de professores do ensino médio nos próximos anos

    Pessoal, vejam que interessante esta repostagem sobre as perpectivas futuras para o magistério do ensino médio:

    Em seis anos, 40% dos professores do ensino médio terão condições para se aposentar

    http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/em-seis-anos-40-dos-professores-do-ensino-medio-terao-condicoes-para-se-aposentar-17417068

  • 13- Dinâmica da Aula 6 (dia 16/09)

    Na próxima aula, trabalharemos alguns temas atuais relacionados ao eixo 1 “Organização do sistema educacional e expansão da escolarização“. Cada aluno deve escolher o texto que considerar mais interessante (de acordo com suas preocupações individuais), fazer a leitura e elaborar a ficha de leitura 2.

     

    TEXTOS (escolher apenas um)

    DOREA, Célia Rosangela. A arquitetura escolar como objeto de pesquisa em História da Educação. Educar em revista, nr. 49, julho/set, 2013. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

    LELIS, Isabel. O trabalho docente na escola de massa: desafios e perspectivasSociologias, vol. 14, nr. 29, jan/abr 2012. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100007&lang=pt

     

    OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise históricaEducação & Sociedade [online]. 2007, vol.28, n.100, pp. 661-690. ISSN 1678-4626. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-73302007000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

     

    Na aula, formaremos 3 grupos, cada um com os leitores de um texto. Os grupos farão a discussão e em seguida apresentarão o texto e a discussão realizada para os demais (sala toda).


    ATENÇÃO.  A Ficha de leitura é um texto escrito pela(a) aluno(a) a partir da leitura do texto recomendado, identificação de 3 questões suscitadas pelo texto e justificativa de cada escolha. Na ficha de leitura 1, alguns (as) alunos (as) não justificaram a escolha das questões. A justificativa é formativa e importante para ampliar a apropriação e a interlocução com o texto.


    REGISTRO

    Foram formados três grupos que discutiram os textos lidos (cada grupo um texto) sobre arquitetura escolar, mal estar docente e universalização do ensino fundamental. Após a discussão, cada grupo expôs as questões levantadas para toda a sala e a professora estabeleceu as relações entre os textos e fechou a discussão.


    Foi citado durante a aula o vídeo da TV Escola sobre  Anísio Teixeira com destaque para a criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, mais conhecido como Escola Parque.



  • 14- Aula 7 (23/09/2015): Atividade: Filme: Pro dia nascer feliz (2006)

    ·       Documentário: Pro dia nascer feliz (2006)

    FICHA TÉCNICA

    Gênero: Documentário

    Roteiro: João Jardim

    Duração: 88 minutos

    Edição: João Jardim

    Ano de Lançamento: 2006, Brasil

    Produção: FlávioR. Tambellini e João Jardim

    Direção: João Jardim

    Música: Dado Villa-Lobos

    Fotografia: Gustavo Hadba

     

    ·         Bibliografia: COSTA, Marcio & KOSLINSKI, Mariane. Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, jan./apr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a10v11n31.pdf

    ·         Atividade prévia (alunos/as) para a aula: elaboração de ficha de leitura.

    ·         Atividades em sala:

    - Exibição/audiência do vídeo;

    - Discussão do vídeo estabelecendo relações com o texto base, as autobiografias e os demais textos lidos;

    - Discussão sobre estilos de documentários, com foco no estilo “Documentário Participativo”.

    - Criação de breve roteiro e de um “curta-documentário-participativo”.

    ATENÇÃO: para quem for possível, levar smartphone, tablet ou câmera para realização da atividade.


    Registro

    Assistimos ao documentário e fizemos a discussão do texto e do documentário conjuntamente. A discussão se estendeu e não foi possível iniciar a atividade de produção do vídeo. A proposta será contemplada na aula 11 do dia 21 de outubro. Uma postagem apresentará a proposta mais detalhadamente em breve.

  • 15- O governo Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu dividir os colégios estaduais de São Paulo por ciclos de ensino, em um plano que vai fazer até metade dos alunos da rede paulista mudar de escola já a partir do ano que vem

  • 16- (Aula 8) – Eixo 2: Aprendizagens: autogoverno. Aula Histórica. (Ficha de leitura 4).

    Olá, pessoal, na proxima quarta (30 de Setembro) teremos a aula histórica do Eixo "Aprendizagens: Autogoverno". Segue abaixo a referência e o link do texto para escrita da Ficha de Leitura.

    Bibliografia: VIDAL, Diana G. 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate. Educação & Pesquisa, vol.39, no.3, São Paulo, julho/set. 2013.

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022013000300002&script=sci_arttext

    Video: Home Chez Nous

    http://www.raco.cat/index.php/EducgacioHistoria/article/viewFile/265211/352796


    Registro:

    Antes de vermos o vídeo, a professora Diana fez uma introdução trazendo informações sobre as condições de produção do documentário, sua característica de "documentário performático" e objetivos do criador. A seguir, vimos o vídeo e dicutimos para, a seguir, refletirmos sobre a ideia de "autogoverno" em propostas da Escola Nova no Brasil.

  • 17- (Aula 9) – Orientação coletiva.

    Olá, pessoal. No próximo encontro, daremos continuidade ao planejamento da proposta de intervenção educativa com o aprofundamento da ideia inicial e entrega do trabalho coletivo 2.

    Dia 07 de outubro

    1)      Trabalho em grupo (trabalho coletivo 2)

    2)      Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate

    Até quarta!


    Registro

    O trabalho foi desenvolvido nos grupos com aprofundamento e detalhamento da proposta, sobretudo das estratégias e objetivos. Após o trabalho nos grupos, os resultado foram apresentados e discutidos por cada grupo para toda a sala com a realização de sugestões, questões e indicações de material para aprimoramento das intervenções.

  • 18-Aula 10 (14/10/2015)

    (Aula 10Eixo 2: Aprendizagens. Aula Atual. (Ficha de leitura 5)

    Olá, pessoal. Nestas semana, a dinâmica será a de escolha de um dos três textos para escrita da ficha de leitura. 

    Na aula, formaremos três grupos (cada um com leitores de um dos textos), faremos as discussões nos grupinhos e depois abriremos o debate entre a turma toda.

    Já é possível postar a ficha de leitura 5!

    Abraços.

    Fabiana e Diana.

    Bibliografia:

    FERRARO, Alceu. Escolarização no Brasil: articulando as perspectivas de gênero, raça e classe social. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p. 505-526, maio/ago. 2010. http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n2/a06v36n2.pdf

    LIMA, Leonardo & GOMES, CandidoEnsino médio para todos: oportunidades e desafios. Revista brasileira de estudos pedagógicos (online), Brasília, v. 94, n. 238, p. 745-769, set./dez. 2013. http://educa.fcc.org.br/pdf/rbep/v94n238/v94n238a06.pdf.

    PEREIRA, Antonio S. Ensino e interdisciplinaridade: o que expressam registros, discursos e práticas. Educação Pública, Cuiabá, vol. 22. nr. 51, set/dez, 2013.http://educa.fcc.org.br/pdf/repub/v22n51/v22n51a02.pdf.


  • 19- Aula 11 no dia 21 de outubro de 2015

    Apresentação e debate do Vídeo: Hoje eu não quero voltar sozinho. (Ficha de Leitura 6)

    Bibliografia: CARBONE, Renata & MENIN, Maria Suzana. Injustiça na escola: representações sociais de alunos do ensino fundamental e médio. Educação & Pesquisa, vol.30, no.2, São Paulo. May/Aug. 2004. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022004000200004&script=sci_arttext


    Eu Não Quero Voltar Sozinho
    Brasil
    2010 •  cor •  17 m min 
    DireçãoDaniel Ribeiro
    ProduçãoDiana Almeida
    Produção executivaDiana Almeida
    RoteiroDaniel Ribeiro
    ElencoGhilherme Lobo
    Tess Amorim
    Fabio Audi
    Génerodrama
    MúsicaTatá Aeroplano
    Juliano Polimeno
    Direção de arteOlivia Helena Sanches
    Direção de fotografiaPierre de Kerchove
    EdiçãoCristian Chinen
    Daniel Turini/Simone Alves (edição de som)
    Companhia(s) produtora(s)Lacuna Filmes
    LançamentoJaneiro de 2010
    Idiomaportuguês

    Produção/laboratório de curta-documentário/depoimento a partir das autobiografias.

    - POR FAVOR, QUEM TIVER, TRAGA CELULAR COM CÂMERA, TABLET OU MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS E CABOS PARA BAIXAR NO COMPUTADOR;

    - Reler as autobiografias (EU LEVAREI) no grupo (mesmo grupo das intervenções). Quem não tiver escrito, se possível, escrever e levar para a aula;

    - Estruturar um roteiro aberto (temas/questões) a partir das autobiografias;

    - Decidir se o foco será uma trajetória ou mais de uma (Ex. Pode se eleger uma trajetória para conduzir a narrativa e os demais entram dialogando);

    - Escolher um local da Faculdade de Educação;

    - Gravar depoimento com duração de 02 a 05 minutos.

    A proposta é retomar as escritas autobiográficas e estabelecer o diálogo entre estas escritas, o documentário “Pro dia nascer feliz” e também com o curta “Hoje eu não quero voltar sozinho” – respaldados pelos textos da disciplina. Assim como no documentário de João Jardim, o objetivo é construir um sentido para os conhecimentos que vêm sendo trabalhados ao longo do curso, por meio do processo de criação artística.

  • 20- Aula 12 no dia 04 de novemmbro

    Atenção, nós manteremos o cronograma SEM AULA AMANHÃ DIA 28. Nosso cronograma contempla o número de aulas previstas e o manteremos assim devido aos compromissos já assumidos com o calendário inicial.

    Acabei de disponibilizar o meu texto que subsidiará a próxima aula (texto da ficha 7). A “aula histórica” do eixo 3 “Sujeitos”.

  • 21 Vídeos - Autobiografias

  • 22- Orientações: Trabalho Final

    Olá pessoal. Aí vão as orientações para elaboração do trabalho final. A Diana explicou durante  a aula e fica registrado aqui também.

    • Apresentações das Intervenções Educativas:

    25/11: 2 grupos

    02/12: 4 grupos

    Agendamento das datas de cada grupo na próxima aula (11/11)

    • Trabalho escrito.

    - Título 

    - Introdução

    - Objetivos

    - Estratégias

    - Público Alvo

     +

    - Desenvolvimento: Relato da Aplicação da Intervenção. 

    - Avaliação: Considerações do grupo sobre a aplicação da Intervenção.


    • Plantão com a monitora Fabiana no dia 18/11.

    É necessário agendar pelo email fgmunhoz@gmail.com

    Qualquer dúvida, é só entrar em contato. Até quarta!

    Fabiana e Diana.

  • 23- 11/11/2015 (Aula 13) – Eixo 3: Sujeitos. Aula Atual. (Ficha de leitura 8)

    Bibliografia:

    CARLOTTO, Mary; PIZZINATO, Adolfo et all. Avaliação e Interpretação do Mal-estar Docente: Um Estudo Qualitativo sobre a Síndrome de BurnoutRevista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza - Vol. XIII - Nº 1-2 - p. 195 - 220 - mar/jun 2013. http://www.redalyc.org/pdf/271/27131673008.pdf.

    SERPA, Alexandre & PONTES, Luis. Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do SARESP. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 118-141, jan./abr. 2013. http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v24n54/v24n54a07.pdf

    TARTUCE, Gisela; NUNES, Marina; ALMEIDA, Patrícia. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 445-477, maio/ago. 2010. http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a0840140.pdf.



  • 24- Seminários

    Datas das apresentações (tempo das apresentações 30-40 minutos).

    25/11

    Grupo 2: Giorgia, Luiz, Francisco, Gabrielle, Mattheus, Felipe - Título: Desmitificação de instituições públicas (Ensino Superior).

    Grupo 5: Raíssa, Jessé, Aline, Priscilla, Renata, Denise - Título: A África de forma lúdica.


    02/12

    Grupo 1: Lucas, Daniela, Conrado, Flávio, Lennon, Alan - Título: A interdisciplinaridade da disciplina: conceito e aplicação

    Grupo 3: Larissa, Henrique, Tânia, Munique, Luisa, Douglas - Título: A Ciência nos produtos do cotidiano.

    Grupo 4: Diana, Iara, Letícia, Karoline, Cínthia, Marina, Maria Rita - Título: Meios de transporte e impacto ambiental. Ciclofaixa: solução ou problema?

    Grupo 6: Amanda, Carlos, Nádia - Título: Senta que lá vem a história. A Batalha das comidas.


    ATENÇÃO: No dia 25/11, começaremos PONTUALMENTE ás 8h30 e faremos a aula sem intervalo para terminarmos um pouco antes das 11h.






  • 25- Livro de receitas

    Olá, pessoal. Aí vai o livro de receitas!

    Abraços.

    Fabiana e Diana.

  • 26- Reposição de UMA falta

    Olá, pessoal!

     Para quem ultrapassou o limite de faltas com uma falta a mais do que o permitido (ou seja, teve 5 faltas e são permitidas 4), é possível abonar uma falta. Para reposição de até uma falta, é necessário fazer uma ficha de leitura de um texto das aulas que faltou e enviar até 09/12. A realização e entrega da ficha irá abonar uma falta e não contará a pontuação prevista na avaliação.

    Qualque dúvida é só entrar em contato pelo email fgmunhoz@gmail.com

    Abraços, ótimas férias e tudo de bom!

    Fabiana e Diana.


  • 27- Recuperação

    Alun@s em recuperação devem elaborar um trabalho escrito sobre tema associado à disciplina, utilizando  como bibliografia ao menos 3 dos textos constantes do cronograma para entrega até dia 20/12.



  • 28- Aulas encerradas

    Olá, pessoal. Nossas aulas terminaram na última quarta, dia 02/12.

    As orientações para reposição e recuperação estão nas postagens 26 e 27. mas fiquem tranquilos pois tod@s que precisam fazer já estão sabendo, ok!

    Abraços, obrigada pela parceria ao longo do semestre e ÓTIMAS FÉRIAS!


    Fabiana e Diana.