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Prof. Valdir Guimarães
Edifício Oscar Sala – Sala LINAC 210. e-mail: valdir.guimaraes@usp.br
TOPICOS A SEREM ABORDADOS:O curso de Física-IV da poli aborda os conceitos de moderna
1) difração da luz
2) interferência da luz
3) relatividade restrita
4) fotons, eletrons e atomos
5) natureza ondulatória das partículas
6) introdução a fisica quantica
7) estrutura atomica
Ao longo dos cursos de Física I, II e III, foram abordados diversos fenômenos físicos que podem ser entendidos utilizando-se a Mecânica Newtoniana e o Eletromagnetismo. Ainda que não tenhamos feito um estudo mais detalhado e matematicamente completo, foi possível ter uma pequena amostra do conhecimento adquirido e das potencialidadestecnol ́ogicas at ́e por volta do in ́ıcio do s ́eculo XX.Introduziremos no curso de F ́ısica IV o que ́e convencionalmente denominado “F ́ısicaModerna”, dando continuidade aos estudos e aplica ̧c ̃oes do eletromagnetismo, com ˆenfasenos fenˆomenosondulat ́oriosdaradia ̧c ̃ao eletromagn ́etica. Em seguida, estudaremos aRelatividade Restritaque teve sua origem na incompatibilidade entre a Mecˆanica Newto-niana e o Eletromagnetismo e levou a uma reformula ̧c ̃ao profunda dos conceitos de espa ̧coe tempo. Finalmente, n ̃ao faria sentido encerrar um curso de f ́ısica b ́asica sem um estudode conceitos e aplica ̧c ̃oes daTeoria Quˆantica. As primeiras id ́eias da Teoria Quˆanticadatam de mais de cem anos (Planck, Bohr e Einstein) e o quadro te ́orico estava essen-cialmente completo por volta de 1926 (Born, Heisenberg, Pauli, Schr ̈odinger e Dirac).Sem a Teoria Quˆantica n ̃ao seria poss ́ıvel entender e controlar completamente diversosfenˆomenos f ́ısicos, tais como os que ocorrem na escala atˆomica e sub-atˆomica. Os con-seq ̈uentes avan ̧cos tecnol ́ogicos decorrentes deste conhecimento continuam a surgir at ́e osdias de hoje1. Ao final desse curso teremos abordado, mesmo que superficialmente, umaboa parte do entendimento que temos presentemente da natureza. Obviamente n ̃ao seriaposs ́ıvel ter um quadro completo tanto no aspecto de profundidade como de extens ̃ao,tendo em vista as limita ̧c ̃oes de tempo2.A programa ̧c ̃ao do curso, descrita na pr ́oxima se ̧c ̃ao, bem como a bibliografia e o livrotexto principal, procuram enfatizar a intui ̧c ̃ao f ́ısica e a habilidade para resolver certosproblemas, de maneira compat ́ıvel para um curso introdut ́orio. A abordagem utilizadan ̃ao visa um perfil espec ́ıfico de estudantes de engenharia ou estudantes mais inclinados `apesquisa em ciˆencia b ́asica. Na verdade, n ̃ao devemos supor que, por exemplo, estudantesde f ́ısica e de engenharia devam se restringir ao aprofundamento e `as aplica ̧c ̃oes, respecti-vamente. De fato, em um mundo cada vez mais fecundo de novas tecnologias a demandapor engenheiros capazes de aplicar conceitos b ́asicos em situa ̧c ̃oes pr ́aticas torna-se cadavez maior. Esse tipo de perfilvers ́atil ́e sem d ́uvida um importante componente de com-petitividade profissional. Por outro lado, a ciˆencia b ́asica tamb ́em se beneficia, uma vezque a grande sofistica ̧c ̃ao dos instrumentos empregados na pesquisa b ́asica, tanto na f ́ısicamicrosc ́opica como na astrof ́ısica, depende cada vez mais de uma engenharia de alt ́ıssimon ́ıvel tecnol ́ogico
PERIODO E HORÀRIO:
Período: 01 de Agosto a .. de dezembro
2 aulas de duas horas por semana terça-feira :00 as 21:00 hs.
quinta-feira :00 as :00 hs.
AVALIAÇÃO3 Provas P1 =
P2 =
P3 =
Sub =
Rec =
MP = (P1+P2+P3)/3 NF = 0.8MP + 0.2T
BIOGRAFIA:
CRONOGRAMA DE AULAS DO CURSO -
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