Apresentação
Bem-vindo à disciplina de Instrumentação para o Ensino I (SLC0639)!
Esta disciplina irá concentrar nas questões metodológicas e técnicas de ensino-aprendizagem, dando ênfase a ferramentas cada vez mais presentes na Educação Moderna.
Serão abordados, por exemplo, o papel das atividades experimentais e recursos de simulação computacional na construção do conhecimento, juntamente com outras técnicas de Aprendizagem Ativa. Pretende-se também incorporar e discutir os resultados recentes de pesquisas sobre Ensino de Física, Química, Ciências e Matemática, bem como avanços na neurociência da aprendizagem.
Aulas 13-15
Modelo Cognitivo: neurociência e psicologia cognitiva aplicadas à Educação
Uma breve introdução ao Modelo Cognitivo e a alguns resultados da neurociência aplicada à Educação, baseado no livro de Edward (Joe) Redish. O objetivo principal dessa discussão é mostrar como esses resultados da neurociência do aprendizado estão relacionados aos métodos de ensino mais interativos e participativos, onde o aluno é o foco do processo, ao invés do professor.