Programação
-
Bem-vindo à disciplina de Instrumentação para o Ensino I (SLC0639)!
Esta disciplina irá concentrar nas questões metodológicas e técnicas de ensino-aprendizagem, dando ênfase a ferramentas cada vez mais presentes na Educação Moderna.
Serão abordados, por exemplo, o papel das atividades experimentais e recursos de simulação computacional na construção do conhecimento, juntamente com outras técnicas de Aprendizagem Ativa. Pretende-se também incorporar e discutir os resultados recentes de pesquisas sobre Ensino de Física, Química, Ciências e Matemática, bem como avanços na neurociência da aprendizagem.
-
Introdução & objetivos
Nesta primeira semana o objetivo principal é apresentar a proposta desta discipina e, sobretudo, também determinar o perfil e o interesse geral dos alunos desta turma. Nesse sentido, é importante que cada aluno preencha uma breve descrição na sua página de perfil pessoal.
Como atividade avaliativa da semana temos alguns questionários que permitirão conhecer melhor cada um de vocês. Isso irá ajudar a moldar o curso de forma a atender melhor os objetivos e espectativas de vocês, de modo a ser algo útil e o mais prático possível.
Em particular, o Questionário Diagnóstico (com questões discursivas) contém várias questões específicas que serão importantes para definir, em parte, o tipo de atividade de ensino-aprendizagem que iremos nos concentrar ao longo desse semestre. Portanto, seja o mais sincero, descritivo e objetivo possível, sobretudo nas suas expectativas e objetivos. Não deixe de responder nenhuma pergunta.
OBSERVAÇÃO: os questionários são apenas para diagnóstico geral, portanto as respostas não irão afetar a sua nota (desde que todas as questões sejam respondidas). Todos que responderem completamente aos questionários irão receber nota máxima no mini-projeto desta semana. Porém, a ausência de respostas poderá refletir negativamente na nota deste projeto.