Aperçu des sections

  • Section 1

  • 08/04/2016 - Prof.ª Cristina Freire

    Aula/Conteúdo

    Apresentação do Curso

    Museu como laboratório de pesquisas

    Museu como laboratório de pesquisas

    Museus públicos de Arte Contemporânea na América Latina

    O Museu e o a priori histórico

    O inconsciente moderno do museu contemporâneo no Brasil


    Bibliografia

    BOURDIEU, Pierre. A Distinção - Crítica Social do Julgamento - 2ª Ed. Zouk, 2011 (1a. Edição 1979), p. 9-14.

    FREIRE, C. O inconsciente moderno do museu contemporâneo no Brasil. In: Annateresa Fabris; Luiz Camillo Osorio. (Org.). HISTÓRIA E(M) MOVIMENTO. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2010, v. 1,  p. 38-49.

    MENESES, Ulpiano Bezerra de.  Do Teatro da memória ao Laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista. V. 2, Jan/Dez. 1994, p. 9-42.

    MIGNOLO, Walter. Espacios geográficos y localizaciones epistemológicas: La ratio entre la localización geográfica y la subalternización de conocimientos.  Disponível em: http:// ww.javeriana.edu.co/pensar/Rev34.html

    PEDROSA, Mario. Discurso aos Tupiniquins ou Nambás. In: ARANTES, Otília (Org.). Política das artes: textos escolhidos. São Paulo: Edusp, 1995. (Obras escolhidas v. 1), p. 339-340.

    RIBEIRO, Darcy.  A América Latina Existe? Rio de Janeiro: Editora UnB, 2010.

  • 15 /04/2016 - Prof.ª Cristina Freire

    Aula/Conteúdo

    Arquivos Institucionais, Arquivos de Artistas e a Memória da Arte Contemporânea

    Walter Zanini e o MAC USP

    Arquivos de Artistas: Paulo Bruscky (Brasil); Clemente Padín (Uruguai); Tucumã Arde (Argentina); El Hijo del Ahuizote (México)


    Bibliografia

    FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 2005, pag. 145-151

    FREIRE, Cristina e LONGONI, Ana (Orgs.). Conceitualismos do Sul/Sur. São Paulo: Annablume, 2009, pag. 13-25.

    SOUSA SANTOS, Boaventura de. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, Lisboa, n. 78, p. 3-46, out/2007. Disponível em: http://rccs.revues.org/753

    ZANINI, Walter. História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, Instituto Moreira Salles, 1983, 2 v.

    ZANINI, Walter. Problemas museológicos. In: FREIRE, Cristina (Org.). Walter Zanini: escrituras críticas. São Paulo: Annablume, 2013.  p. 107-110.

    Idem. Os museus e os novos meios de comunicação p. 123-124.



  • 29/04/2016 - Prof.ª Cristina Freire

    Aula/Conteúdo

    Visita comentada à exposição Vizinhos Distantes. Arte da América Latina no Acervo do MAC USP.

    Essa aula excepcionalmente será ministrada na exposição em cartaz no MAC (Ibirapuera) 4º Andar.

    Todas as demais aulas da disciplina serão ministradas na USP (sala de aula da antiga sede do MAC)


    Bibliografia

    FREIRE, Cristina (Org.). Terra incógnita: conceitualismo da América Latina no acervo do MAC USP. São Paulo: MAC USP, 2015. 3 v., pag. 19-62

    PALADINO, Luiza Mader. Conceitualismos em trânsito: intercâmbios artísticos entre Brasil e Argentina na década de 1970 - MAC USP e CAYC. São Paulo, 2015. (Dissertação de Mestrado).

    http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-27012016-132242/pt-br.php

     

    SAYÃO, Bruno. Solidariedade em rede: arte postal na América Latina. São Paulo, 2015. (Dissertação de mestrado)


    Catálogo da exposição



  • 06/05/2016 - Profa. Maria Helena Rolim Capelato

    Aula/Conteúdo

    A História da América Latina retratada nas Artes Plásticas:

    1- Modernismo em busca de raízes  e construção de identidades

      - Tarsila do Amaral: “Antropofagia”

      - Torres-Garcia: “O Norte é o Sul”

      - Pedro Figari: “Nostalgias africanas”

      - Xul-Solar: o “neocreol”


    Bibliografia

    AMARAL, Aracy.  Arte para que? A preocupação social na arte brasileira. SP: Studio Nobel, 2003.

    ADES, Dawn. Arte na América Latina. SP: Cosac & Naif Edições. 1997.  

    FRANCO, Jean. Cultura moderna en América Latina. México/Barcelona/Buenos Aires: Editorial Grijalbo, 1985. 


    Artigo sugerido pela professora na aula: 

    CAPELATO, Maria Helena Rolim. Modernismo Latino-Americano e construção de identidades através da pintura .Revista de História, Brasil, n. 153, p. 251-282, dec. 2005. ISSN 2316-9141. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19012/21075>. Acesso em: 10 may 2016. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i153p251-282.

  • 13/05/2016 - Prof.ª Maria Helena Rolim Capelato

    Aula/Conteúdo

    A história da América Latina retratada nas artes plásticas

    2 - Arte e política na América Latina:  conflitos e imagens de violência

    Revolução Mexicana: a violência retratada nas pinturas murais

    Arte como Testemonios de la barbárie na Colômbia (Fernando Botero)

    Arte de denúncia à repressão em períodos de ditaduras


    Bibliografia

    RICHARD, Nelly. Lo político en el arte. Arte, política e instituciones. In: http://hemisphericinstitute.org/hemi/es/e-misferica-62/richard

    MORAIS. Frederico. Artes plásticas na América Latina: do transe ao transitório. RJ:  Civilização Brasileira, 1979.

    PAZ, Octavio. “Re/visiones: la pintura mural”. En: México en la obra de Octavio Paz III. Los privilegios de la vista. Arte de México. México: Fondo de cultura económica, 1987.

    GIUNTA, Andrea. Vanguarda, internacionalismo y política: arte argentina en los años sesenta. BA, Paidós, 2001.





  • 20/05/2016 - Prof.ª Maria Helena Rolim Capelato

    A História da América Latina retratada nas artes plásticas

    III – As artes como armas de luta nas Ditaduras do Cone Sul

    ·  Arte de protesto

    ·  Arte de resistência

    ·  Artes que expressam memórias traumáticas


    Bibliografia

    GLUSBERG, Jorge. A arte da Performance. SP: Perspectiva, 1987. 

    FREITAS, Artur. Arte de Guerrilhas. Vanguarda e conceitualismo no Brasil. SP: EDUSP, 2013.

    ERRÁZURIZ, Hernan Luis y LEIVA QUIJADA, Gonzalo. El golpe estético. Dictadura militar en Chile, 1973-1989. Santiago: Ocho Libros, 2012.

    RICHARD, Nelly. Políticas y estéticas de la memoria. Edit. Cuarto Propio: Santiago de Chile, 2006.

    NAPOLITANO, Marcos. A resistência cultural durante o regime militar brasileiro. Um novo olhar historiográfico. In. MOTTA, Rodrigo Patto Sá (org.). Ditaduras Militares. Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. BH: Editora UFMG, SP/Humanitas, 2015.


  • 03/06/2016 - Prof.ª Vera Maria Pallamin

    Aula/Conteúdo

    . Produção do espaço urbano após anos 1990 – novas estratégias;

    . Cidade e cultura: projetos urbanos em cidades latinoamericanas


    Bibliografia

    David Harvey. Rebel Cities. London, Verso, 2012.

    David Harvey. A Produção capitalista do espaço. Trad. Carlos Szlak. São Paulo:  Annablume, 2006 [capit.: ‘Do administrativo ao empreendedorismo: a transformação da governança urbana no capitalismo tardio’, pp. 163-190.

    LAVAL, C.; DARDOT, P. La nueva razón del mundo. Trad. Alfonso Diez. Paris, La Découverte, 2009.

    Branca Rebeca R. Velázquez; Emílio P. Cobas (org.). Teorias sobre la ciudad em América Latina. Universidad Autônoma Metropolitana, México, 2014.


  • 10/06/2016 - Prof.ª Vera Maria Pallamin

    Aula/Conteúdo

    . Arte e espaço urbano: proposições contemporâneas em cidades latino-americanas


    Bibliografia

    . Art & Social Space. The enacting of the public (from performativity to emancipation) in Alicia Herrero’s ‘Public Considerations’. Disponível em: http://www.latinart.com/aiview.cfm?start=3&id=448

    . II Seminário Internacional sobre arte público en Latinoamérica. Arte público y espacios políticos: interaciones y fracturas em las ciudades latinoamericanas. Belo Horizonte, C/Arte, 2011.

    . Duque, F. Arte publico y espacio político. Madrid, Akal, 2001.


  • 17/06/2016 - Prof.ª Vera Maria Pallamin

    Aula/Conteúdo

    . Arte: produção recente – conversa com artistas e pesquisadores convidados.


    Bibliografia

    . GAC: Pensamientos, practicas, acciones. Buenos Aires, Tinta Limon, 2009.

    . ZATZ, Joana. O espaço como obra. São Paulo, Annablume, 2014.

    . MESQUITA, André. Esperar não é saber. Arte entre o silêncio e a evidência. São Paulo, Edição do autor (Funarte), 2015.