Agenda do Curso

  • NATUREZA E TIPOS DE SOLOS: BOAS VINDAS

    BOAS VINDAS E INFORMAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA

    BEM-VINDO À DISCIPLINA NATUREZA E TIPOS DE SOLOS

    Prezado(a) estudante,

    Este ambiente virtual tem o propósito de auxiliar os alunos e docentes no aprendizado e no ensino da disciplina Natureza e Tipos de Solos (ACH-1085) oferecida aos alunos do curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo.

    Convidamos você a utilizar as modernas tecnologias do mundo virtual disponibilizadas pela nossa Escola e pela nossa Universidade, através desta disciplina. Este mundo virtual é extremamente instigante, envolvente e futurista. Envolve tecnologias de ponta muito avançadas e provavelmente lhe dará a sensação de estar à frente, quando se tratar de estudar, aprender e trabalhar seja de forma isolada, em grupo ou em colaboração com os colegas.

    OBJETIVOS DA DISCIPLINA

    Apresentar, aos estudantes, fatores da gênese do solo, os tipos de solos e suas principais características físicas e químicas e biológicas relevando aspectos relacionados à sua conservação

    O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTA DISCIPLINA?

     

    Aprenderá a diferenciar os tipos de solos mais importantes do Brasil, como utilizá-los de forma sustentável e de acordo com suas vocações. Aprenderá várias técnicas de conservação dos solos para gestão do ambiente. 

     

    INFORMAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA

    CRÉDITOS

    Créditos em aulas teóricas: 2

    Créditos em aulas práticas e de campo: 1

    Total de créditos: 3

     

    DURAÇÃO

    1 semestre

     

    Carga horária semestral: 45h

           Aulas teóricas: 30h

           Aulas práticas: 6h

           Aulas de campo: 9 h

     

    SEMESTRE IDEAL: 5º. semestre

     

    DISCIPLINA REQUISITO

    ACH1053 Ambiente terrestre

     

    DISCIPLINA PARA AS QUAIS É REQUISITO

    ACH1027 Geotecnia Ambiental

    ACH1036 Poluição do Solo

     

    EMENTA (PROGRAMA RESUMIDO)

    Introdução à ciência do solo. O solo como recurso. Fatores de formação dos solos: Morfologia dos solos. Análise e classificação dos solos. Conservação, manejo e planejamento do uso sustentável do solo. Mapeamento de solos.

     

    CONTEÚDO (PROGRAMA)

    Parte teórica:

    ·         Introdução à ciência do solo, conceito gerais de solo nas várias áreas de conhecimento, pedologia, edafologia e produtividade dos solos,

    ·         Funções ecológicas do solo. Fatores que influenciam o crescimento dos vegetais

    ·         Processos de formação do solo. Intemperismos físico e químico. Perfis e horizontes dos solos

    ·         Suprimento e assimilação de nutrientes vegetais. Princípio dos fatores limitativos ou Lei de Liebig, Lei da restituição, Lei de Mitscherlich.

    ·         Elementos essenciais do solo: macronutrientes e micronutrientes. Deficiências nutricionais das plantas: N; P; K; Mg; Ca; S; Zn; B; Cu; Fé; Mn

    ·         Caracterização do solo e principais componentes, solos minerais e orgânicos, matéria orgânica, ar, água e biota nos solos.

    ·         Morfologia dos solos. Conceitos de textura, estrutura, consistência, cerosidade, porosidade, densidade e permeabilidade dos solos. As cores dos solos.

    ·         Introdução ao Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Atributos diagnósticos dos solos, horizontes diagnósticos superficiais e subsuperficiais dos solos, níveis categóricos, nomenclatura das classes.

    ·         Uso dos solos; erosão, degradação, desertificação e poluição.

    ·         Métodos e técnicas para manejo e conservação dos solos.

    ·         Capacidade, adequação e planejamento do uso sustentável dos solos.

    ·         Mapeamento de solos.

     

    Parte prática

    ·         Propriedades físicas dos solos: cor, textura, estrutura, consistência, porosidade e permeabilidade de diferentes tipos de solos.

    ·         Métodos de amostragem do solo.

    ·         Exercícios de análise de solos observados em ambientes preservados e antropizados.

    ·         Impactos ambientais nos solos causados por atividades agrícolas.

    ·         Recuperação de áreas degradadas

     

     

     

    CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

    PRESENÇA

    A disciplina tem 3 créditos (2 em aulas teóricas e 1 em aulas práticas e campo) portanto 45 horas, aproximadamente 22 a 23 semanas de aulas (dependendo do semestre). Assim, aluno precisa de 70% de presença para ser aprovado. Poderá ter cerca de 6 ou 7 faltas.    

    AVALIAÇÃO

    A avaliação é baseada em duas provas (P1 e P2), e uma nota média dos relatórios de prática (R)

    Pesos das provas:

    P1 = peso 2

    P2 = peso 3

    R  = peso 2

    Média = (P1*2 + P2*3 +R*2) / 7

    PROVA SUBSTITUTIVA

    A prova substitutiva só poderá ser realizada pelos alunos que deixarem de realizar qualquer uma das provas regulares, por motivos de saúde ou por motivos regimentalmente estabelecidos pela USP, devidamente comprovados. Esta não substitui a nota de trabalho nem de exercícios. 

    O conteúdo da prova substitutiva será específico e referente apenas àquela prova regular não realizada.

    RECUPERAÇÃO

    A recuperação será feita mediante uma prova escrita teórica e/ou prática.

    OBSERVAÇÃO

    O estudante deve trazer, para a prova, um documento de identificação com foto recente, tais como carteira da USP, carteira de estudante, cédula de identidade (RG), carteira de motorista ou outro.


  • 18 fevereiro - 24 fevereiro

    1 CONCEITUAÇÃO DE SOLOS


    1. Assistir slides da aula

    2. Ler material
    2.1. BRADY, N.C. Natureza e propriedades dos solos. 7. ed.  Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1993. 878 p. 

         Ler páginas 1 a 7.
    2.2  EMBRAPA  Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Brasília: Embrapa Solos, 2006. 306 p.     ISBN 8585864192.
         Ler página "Definição do solo

    2.3. IGBE.  Manual Técnico de Pedologia. 2.ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. 316 p. ISBN 978-85-240-3722-9

         Ler página 31

    2.4. LEPSCH, I. F.  Formação e Conservação dos Solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2005. 192 p. ISBN 8586238198.

         Ler páginas 3 a 8 do Capítulo 1. 

    3. Ver links relacionados
    3.1. Site Pedologia Fácil

    Site que apresenta informações sobre pedologia.


    4. Responder questões para fixação de conceitos

    4.1 Qual a importância da disciplina Natureza e Tipos de Solo na formação do profissional de Gestão Ambiental?

    4.2. Como a disciplina Natureza e Tipos de Solo se relaciona com as demais disciplinas do curso de  GA?

    4.3. Qual será o conceito de solo na visão do Gestor Ambiental?

    4.4. Qual a importância da pedologia e da edafologia para o Gestor Ambiental?


    5. Encontre materiais interessantes na internet como vídeos, demonstrações, imagens, fotos, livros e publicações digitais. Anote os links ou referências num arquivo texto e envie para o Professor




  • 25 fevereiro - 2 março

    2. FUNÇÕES DO SOLO


    1. Assistir slides da aula

    2. Ler material
    2.1.BRADY, N.C.  Natureza e propriedades dos solos. 7. ed.  Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1993. 878 p

    Ler páginas 20 a 24

    2.2. LEPSCH, I. F.  Formação e Conservação dos Solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2005. 192 p. ISBN 8586238198

    Ler páginas 8 a 12


    3. Assistir vídeo sobre as funções do solo.


    4. Responder questões para fixação de conceitos

    5. Encontre materiais interessantes na internet como vídeos, demonstrações, imagens, fotos, livros e publicações digitais. Anote os links ou referências num arquivo texto e poste no seu escaninho.


  • 3 março - 9 março

    3. FORMAÇÃO DOS SOLOS 


    1. Assistir slides da aula
    2. Ler material

    2.1. LEPSCH, I. F.  Formação e Conservação dos Solos. 2.ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. 216 p. ISBN 978-85-7975-008-3

    Ler páginas 23 a 27, capítulo 1.4.

    2.2 TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: IBEP / Oficina de Textos, 2002. 558p. ISBN 9788504011739

    Leitura aprofundada: Ler Capítulo 8

    3. Assista o vídeo “Conhecendo o solo”

    4. Encontre materiais interessantes na internet como vídeos, demonstrações, imagens, fotos, livros e publicações digitais. Anote os links ou referências num arquivo texto e envie para o Professor 


  • 10 março - 16 março

    3. PERFIL DOS SOLOS

  • 17 março - 23 março

    4 e 5 MORFOLOGIA DOS SOLOS

    Este tópico trata da morfologia dos solos (cor, textura, estrutura, consistência etc), extremamente importantes para sua classificação, conservação, manejo e recuperação.

    1. Assistir slides da aula

    2. Ler material

    2.1. LEPSCH, I. F.  Formação e Conservação dos Solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2005. 192 p. ISBN 978-85-7975-008-3
    Ler páginas 33 a 45

    3. Estudar no objeto de aprendizagem

    Assistir ao vídeo sobre morfologia e esrosão 

    http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/solo/3_1/01_erosao.swf

     

    4. Ver links relacionados

    4.1. Pedologia Fácil

    Site que apresenta informações sobre pedologia.

     

    http://www.pedologiafacil.com.br/ 

  • 24 março - 30 março

    SEMANA SANTA

    Devido ao Feriado de Corpus Christi não haverá aula

    • 31 março - 6 abril

      DE ACORDO COM E-MAIL DA DIRETORIA DA EACH:

      NÃO HÁ AULA: PARTICIPAÇÃO NO DEBATE SOBRE A EACH: 31/03/16

      A Congregação da EACH, com anuência da Comissão de Graduação, recomenda a suspensão das aulas nos dois dias, para que a presença nessas importantes discussões não seja prejudicada.

      • 7 abril - 13 abril

        06 COMPONENTES DO SOLO

         

        1. Assistir slides da aula

        2. Ler material

        2.1. LEPSCH, I. F.  Formação e Conservação dos Solos. 2ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. 216 p. ISBN 978-85-7975-008-3.
        Ler páginas 46 a 61 Cap. 3 



      • 21 abril - 27 abril

        21 e 22 de ABRIL DE 2016

        FERIADO TIRADENTES e Ponte do feriado

        NÃO HÁ AULA

        • 28 abril - 4 maio

          AULA DE CAMPO PIRASSUNUNGA E RIBEIRÃO PRETO

          NÃO HOUVE AULA TEÓRICA. 

          • 5 maio - 11 maio

            08 CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS

            1. Assistir slides da aula

            2. Ler texto

            2.1. LEPSCH, I. F.  Formação e Conservação dos Solos. 2ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. 216 p. ISBN 978-85-7975-008-3
            Páginas 80 a 95

            2.2. EMBRAPA  Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Brasília: Embrapa Solos, 2006. 306 p. ISBN 8585864192
            Cap. 3, pg 67 a 72

            2.3. PRADO, Hélio. Pedologia fácil : aplicações na agricultura. Piracicaba : H. Prado, 2007. 105 p.


          • 12 maio - 18 maio

            Principais Solos do Brasil

            1. Assistir slides da aula

            2. Ler texto

            2.1. LEPSCH, I. F.  Formação e Conservação dos Solos. 2ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. 216 p. ISBN 978-85-7975-008-3

             Páginas 96 a 118

            2.3. PRADO, Hélio. Pedologia fácil : aplicações na agricultura. Piracicaba: H. Prado, 2007. 105 p.

            Páginas 58 a 96

            3. Assistir vídeos sobre tipos de solos

            http://www.pedologiafacil.com.br/videos.php

          • 19/05/2016 PROVA 1

            PROVA 1 19/05/2016
            OS TEMAS PARA A PROVA P1 VÃO DESDE A 1A. AULA ATÉ A AULA DE NUTRIENTES VEGETAIS
            • 26 maio - 1 junho

              FERIADO CORPUS CHRISTI 
              NÃO HÁ AULA 26/05/16

              • 2 junho - 8 junho

                DEGRADAÇÃO DE SOLOS  PARTE i

              • 16 junho - 22 junho

                VOCAÇÃO E CAPACIDADE DE USO DOS SOLOS 

                • 23 junho - 29 junho

                  PROVA 2 - 23/06/2016

                  • Aula Pratica 1: Lab. Mecânica de Solos POLI-USP 06/04/2016 (QUARTA-FEIRA À TARDE)

                    CONFIRMADA 

                    Aula Prática em Laboratório (Escola Politécnica)

                    Sobre a ida e volta da aula na Poli:

                    O ônibus da EACH vai sair da garagem às 12:30 h em ponto e levará, preferencialmente, os alunos da turma 02, manhã. As aulas na Poli serão das 13:30 às 15 h para a turma 02, manhã e das 15:15 às 16:45 h para a turma 04, noite. Em seguida o ônibus sairá às 17 h da Poli com destino à EACH e levará, preferencialmente, alunos do noturno. Quem desejar poderá voltar para EACH de Metrô/Trem. Quem desejar, pode ir por contra própria. Assim, o ônibus da EACH vai levar a turma 2 as 12:30 h e depois da aula estarão livres. Os alunos da turma 4 devem ir diretamente para a Poli e poderão ir para a EACH com o ônibus. 

                    Para quem vai direto para a Poli creio que pode ir com Metrô linha amarela até Estação Metro Butantã e lá pegar o circular para dentro da USP. 

                    Sobre o local da aula:

                    1)Procure o Edifício da Engenharia Civil na Escola Politécnica, Fica próximo ao portão 2 que fica na Av. Escola Politécnica. Este Edifício é quase em frente ao terminal de ônibus dentro da Cidade Universitária. Se for de carro, pode estacionar no bolsão de estacionamento da Poli. 

                    2) A entrada para o Edifício fica voltada para o bolsão de estacionamento. Na entrada pergunte ao segurança onde fica o Laboratório de Mecânica de Solos, do Depto. de Estruturas e Fundações (PEF). Este fica no térreo. 

                    Sobre a presença e avaliação:

                    A presença na aula é contabilizada ao total de aulas. A ausência acarretará em falta.. Os alunos devem apresentar um relatório e valerá nota. 

                    A aula será muito boa, podem acreditar

                  • Aulas Práticas 2, 3 e 4: campo na região de Pirassununga e Ribeirão Preto 27 a 29 de ABRIL

                    AULAS PRÁTICAS 2, 3 e 4      CONFIRMADA A DATA.

                    Aula de campo e visita à Feira Agrishow em Ribeirão Preto sobre práticas agrícolas conservação do solo

                    SAÍDA: 27/04/16 ÀS 8 H no CAT (próximo a garagem)

                    VOLTA: 29/04/16 Às 21:30  H no  CAT (vamos tentar uma parada na Estação Tietê de Metro)

                    A participação vale 3 presenças e 60% da nota de R (relatórios de práticas)

                    A entrada n a Feira foi cortada pela USP no nosso orçamento. Assim, os alunos deverão pagar a sua própria entrada, 17 Reais,  para estudantes com carteira de estudantes ou 35 Reais para estudantes sem a carteira.  

                    AULA DE CAMPO: PIRASSUNUNGA E RIBEIRÃO PRETO.
                    Pirassununga - SP: Fazenda da USP / Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos e Faculdade de Medicina Veterinária
                    Ribeirão Preto -SP: AGRISHOW – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação.

                    1.      DATA E HORA DE IDA e VOLTA:

                    IDA: 27/04/16 às 8:00 h saída do estacionamento Edifício M1 (CAT)

                    VOLTA: 29/04/16 às 21 h (previsão) Chegada na EACH. (Vamos tentar uma parada no Metro Tietê).

                     

                    2.      Esteja preparado. O que levar?

                    2.1.    Para as aulas de campo: é recomendado levar os seguintes itens:

                    ·         REPELENTE PARA INSETOS CORPORAL (LEMBRE-SE QUE ESTAMOS COM EPIDEMIA DE DENGUE E OUTROS). SE VOCÊ TIVER UM DESTES PARA COLOCAR NO QUARTO TAMBÉM É IMPORTANTE LEVAR

                    ·         Protetor Solar

                    ·         Chapéu ou boné

                    ·         Sapato fechado e muito confortável (nem pense em sandália aberta ou com salto baixo ou alto para o campo)

                    ·         Capa de chuva ou guarda-chuva

                    ·         Roupas velhas e muito confortáveis (preferência para calças compridas) nada de shorts curtos ou roupas muito justas que dificultam a proteção da pele e a mobilidade). Leve também algum agasalho pois pode fazer frio.    

                    ·         Troca de roupa EXTRA (inclusive roupas íntimas para depois da feira)

                    ·         Prancheta, papel e caneta

                    ·         Câmera digital ou filmadora

                    ·         Alimentação extra compatível com suas necessidades: lanche, água, etc

                    ·         Dinheiro e/ou cartão de débito ou crédito para outros gastos 

                    2.2.   Para o alojamento em Pirassununga:

                    ·         Material para sua higiene pessoal: sabonete, toalha de banho, escova de dentes etc (o alojamento conta com banheiros com chuveiros)

                    ·         Os alojamentos são quartos para 4 ou 2 pessoas com beliche, sendo que cada quarto abrigará apenas pessoas do mesmo sexo (meninos separados das meninas, por solicitação do alojamento).

                    ·         Alimentação extra e independente sobretudo para o período noturno

                    ·         Medicamento de uso pessoal ou comum (para dores e outros males)

                    ·         Dinheiro e/ou cartão de débito ou crédito para outros gastos

                    ·         OBS: O alojamento fornece roupa de cama. 

                    3.      Nossas refeições

                    ·         Vamos almoçar e jantar no Restaurante Universitário da USP em Pirassununga, na FZEA/FMV. Na ida e na volta haverá parada rápida do ônibus em postos de combustível / restaurantes apenas para necessidades fisiológicas.

                    ·         No Agrishow não podemos garantir almoço ou alimentos. Leve recursos financeiros próprios ou seu lanche para comer na Feira.

                    4.      Proibido (Nem pensar):

                    ·         Proibido levar e portar qualquer tipo de bebida alcoólica ou droga entorpecente.

                    5.      Necessidades especiais

                    ·         Informar com antecedência a pelo menos um dos docentes responsáveis quanto a necessidades especiais.

                    6.       Veja a previsão do tempo

                    Atenção : verifique a previsão do tempo para a região de Pirassununga vista-se adequadamente ( https://weather.com/pt-BR/clima/5dias/l/BRXX0641:1:BR

                    7.       Programação e escalas:

                    Dia 1: Viagem e visita

                     08 às 12h: Viagem de São Paulo até Pirassununga.

                    12 às 13 h: Almoço no Restaurante Universitário USP

                    13`s 15h entrada no alojamento e recebimento das chaves

                    15 às 18 h visita à Fazenda da USP em Pirassununga na parte da tarde

                    Visita à local de colheita de milho (acompanhado do Engº Agr. do Campus);

                    Visita à local de instalação de pivot central (acompanhado do Engº Agr. do Campus)

                    Atividade: visita à Fazenda e fazer relatório do que foi visitado. Até 2 páginas escritas e quantas fotos ou filme desejar. Em Grupos de 3 alunos

                    18 às 19: jantar no Restaurante Universitário USP

                    20 às 22 h Salão central do centro de Eventos (na entrada do campus)

                    Dia 2: viagem e participação no Agrishow

                    06 às 07 h saída e café da manhã

                    07 às 8:30 viagem para Ribeirão Preto.

                    8:30 às 10 h fila e entrada na feira

                    10 às 12 h visita à feira 

                    12 às 13 h almoço/lanche

                    13:30 h encontro no local de saída do transporte (“trenzinhos”) para as Demonstrações de campo (próximo à Avenida G próximo e rua 14.   

                    14 às 16 h assistir as demonstrações de campo e fazer relatório do que foi visitado. Até 2 páginas escritas e quantas fotos ou filmes desejar. Em Grupos de 3 alunos

                    16 às 16:30 h encontro no portão de entrada.

                    16:30 saída da feira para tomar ônibus.

                    17:h às 18:30 h. Saída do ônibus e viagem para Pirassununga

                    18:30 Jantar no Restaurante Universitário   

                    Dia 3 Vista à Fazenda da USP

                    07 às 08 h saída e café da manhã

                    09h às 11 h: atividades na Fazenda

                    Visita em grupos ao Laboratório de Ciências Agrárias - Solos da FZEA (orientação pelo Sr. Marcos Ferraz e Suellen)

                    Visita às instalações da Fábrica de Rações (processamento de milho colhido)

                     11 às 13 h: almoço no Restaurante Universitário.

                    13 às 14 h saída do alojamento e entrega das chaves

                    14 às 17 h atividades na Fazenda

                    Palestras no Anfiteatro do Prédio Central sobre os temas:

                    I.  Agricultura de Precisão - Prof. Dr. Murilo Baesso

                    II. Projeto "Campus Sustentável" - Coordenadora Edneli Monterrey

                    17 às 18 h jantar no Restaurante Universitário.

                    18 às 21:30 h Viagem para São Paulo

                    8.      Orientações para o Relatório:

                    Grupos: até 3 alunos da mesma turma.

                    • Cada grupo deve escolher apenas uma das demonstrações na Agrishow para fazer o relatório.

                    Atividade: Elaborar um relatório sobre os impactos ambientais das diversas operações agrícolas demonstradas, em especial as que ocorrem no solo. É altamente recomendado registrar com fotos e/ou vídeos.

                    • O relatório dever conter até 2 (duas ) páginas escritas e quantas figuras desejarem. Deve associar o tipo demonstração, preparo do solo, por exemplo, com os conceitos vistos em aula e também aqueles vistos em outras disciplinas do curso de GA com foco na Gestão e preservação ambiental.

                     * DICA: não se atentem para as especificações das máquinas, O que está em questão são as características de manejo do solo e os cuidados relativos a ele e à produção!

                    Atenção às datas!

                    Entrega do Relatório de Campo: até 1 semana após a aula de campo
                    ENTREGA DO RELATÓRIO
                    Apenas 1 aluno do grupo deve subir os arquivos
                    Entregar os 2 relatórios: EM PDF
                    1) o referente a demonstração de campo. Selecione alguma das demonstrações vistas Este é o mais impotante. 
                    2) Oo referente à vista de campo na fazenda da USP.
                    O prazo de entrega estará no Moodle   

                    IMPORTANTE!

                    Leve a sua carteira de estudante (ou atestado de matrícula válido) para obter o desconto de estudante! Também é importante portar documento com foto (RG ou CNH).

                     Boa viagem e bom trabalho! J

                    Prof. Homero Fonseca Filho

                    Prof. Marcio H da Costa Gurgel

                    Prof. Crsitiano M Chiessi

                     


                  • Aula prática 5, campo EM Arujá

                    aula em Arujá 

                    A CONFIRMAR A DATA

                    e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP