Programação
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Fonte: Banksy - Game Changer
Bem-Vindos à disciplina Metodologia de Pesquisa: Abordagem Qualitativa
A disciplina está inserida no Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem (PPGEn) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).
Em 2022, a disciplina será presencial, conforme orientações realizadas pelo Serviço de Pós-Graduação.
As demais orientações sobre a disciplina bem como seus objetivos, conteúdos e formas de avaliação serão informadas no primeiro dia de aula.
Atenciosamente,
Professoras Marina Peduzzi e Valéria LeonelloImportante aula de 27/09
Aula Metodologia de Pesquisa: Abordagem Qualitativa
Quarta-feira, 27 de setembro · 9:00am até 12:00pm
Fuso horário: America/Sao_Paulo
Como participar do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/fvr-txpo-xkw
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Fonte: Banksy - Menina com balão
9:00 às 10:00h - Apresentação da disciplina e orientação sobre atividades avaliativas - Profa. Dra. Valéria Leonello
10:00 às 12:00h - Abordagem qualitativa na pesquisa de fenômenos sociais - Profa. Dra. Valeria Leonello
Leitura obrigatória
Minayo MC. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008. Cap 2 p. 39-53. Cap. 3 p. 54-76. Cap 6 p. 175-181
Denzin NK, Lincoln YS. (editors) Handbook of qualitative research. 2 ed. London: Thousand Oak; 2000.
Leitura complementarBosi MLM. Pesquisa qualitativa em saúde coletiva: panorama e desafios. Ciência & Saúde Coletiva 2012; 17(3):575-586.
Pope C, Mays N. Critical reflections on the rise of qualitative research. BMJ 2009; 338:737-3 -
Banksy - Stop and Search
9:00h 12:00h - Construção do projeto de pesquisa com abordagem qualitativa - Professora Valéria Leonello
Leitura obrigatória
Minayo MCS. Construcción del proyecto de investigación: Fase exploratoria (Parte III). In: Minayo MCS. El Desafío del Conocimiento Investigación Cualitativa en Salud. São Paulo: Hucitec; 9 ed, 2005:106-124. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/33740380_O_Desafio_do_conhecimento_metodologia_de_pesquisa_social_qualitativa_em_saude
Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Rev Pesqui Qual [Internet]. 2017 [citado 2020 jun. 7]; 5(7):1- 12. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/82
Leitura complementar
Guerriero ICZ, Minayo MCS. A aprovação da Resolução CNS nº 510/2016 é um avanço para a ciência brasileira. Saúde e Sociedade [online]. 2019, v. 28, n. 4 [Acessado 6 Agosto 2021] , pp. 299-310. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-12902019190232>. Epub 09 Dez 2019. ISSN 1984-0470. https://doi.org/10.1590/S0104-12902019190232.
Minayo MCS. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2012 [cited 2020 Sep. 16]; 17(3): 621-626. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300007&lng=en. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007.
Deslandes SF. A construção do projeto de pequisa. In: Minayo MCS (org).Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994: 31-50.
Flick U. Como planejar a pesquisa qualitativa: uma visão geral. In: Flick U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009: 129-39.
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Fonte: Banksy - Nobody Likes Me
9:00 às 11:00h - Correntes do pensamento sociológico (Seminário com 4 grupos de alunos) - Profa. Dra. Marina Peduzzi
11:00 às 12:00h - Validação e rigor em pesquisa qualitativa: triangulação, COREQ, outras ferramentas (aula expositiva) Profa Dra. Marina Peduzzi
Leitura obrigatória
Minayo MCS. Correntes de pensamento. In: Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 11 ed, 2008. cap. 4 p. 81-142.
Minayo MCS. Sobre validade e verificação em pesquisa qualitativa. In: Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 12 ed, 2010, p. 373-84.
Ravenek MJ, Rudman DL. Bridging Conceptions of Quality in Moments of Qualitative Research. International Journal of Qualitative Methods 2013; p. 436-456.
Leitura Complementar
Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. International Journal for Quality in Health Care 2007; 19(6): 349–357.
O’Brien, BC, Harris IB, Beckman TJ, Reed DA, Cook DA. Standards for Reporting Qualitative Research: A Synthesis of Recommendations. Academic Medicine 2014, 89(9):1245-1251.
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Fonte: Banksy - Umbrella
9:00 as 12:00h - Vertente teórico metodológica Interacionismo Simbólico - Profa. Dra. Maiara Rodrigues dos Santos
Leituras obrigatórias
Bousso RS. O processo de decisão familiar na doação de órgãos do filho: uma teoria substantiva. Texto contexto - enferm. 2008; 17(1):45-54.
Chamberlain-Salaun J, Mills J, Usher K. Linking Symbolic Interactionism and Grounded Theory Methods in a Research Design: From Corbin and Strauss’ Assumptions to Action. SAGE Open; 2013: 1-10
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Fonte: Banksy - No ball games
9:00 às 12:00 - Verente teórico metodológica Materialismo Histórico Dialético - Profa. Dra. Cassia Baldini Soares
Leitura obrigatória
Oliveira LC, Soares CB, Campos CMS, Cordeiro L. Emancipatory drug practices: building projects with Primary Healthcare workers. Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03528. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2018027803528
Netto JP. Introdução ao método da teoria social. Rio de Janeiro: Departamento de Métodos e Técnicas da Escola de Serviço Social da UFRJ; sem data. 37p.
Leitura complementar
Konder L. O que é a dialética. 6ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. Coleção Primeiros Passos.
Seguem os links pela profa. Cássia Baldini
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Fonte: Banksy - Give me hope not candy
8:00h às 10h30 - Seminário Correntes de Pensamento
4 grupos
01 - Positivismo
02 - Teorias Compreensivas
03 - Marxismo
04 - Pensamento Sistêmico
Referência
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed., São Paulo: Hucitec, 2013.
Orientação sobre exercícico Entrevista individual para aula 01/11/22
10:30 às 12:00h - Vertentes Teórico metodológica: Fenomenologia. Profa. Dra. Patrícia Pavan
Leitura obrigatória
Baptista PCP, Pustiglione M, Almeida MC dos S, Felli VEA, Garzin ACA, Melleiro MM. Saúde dos trabalhadores de enfermagem e a segurança do paciente: o olhar de gerentes de enfermagem*. Rev esc enferm USP [Internet]. 2015Dec;49(spe2):122–8. Available from: https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800017
Baptista PCP, Merighi MAB, Silva A. Angústia de mulheres trabalhadoras de enfermagem que adoecem por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Rev Bras Enferm [Internet]. 2011May;64(3):438–44. Available from: https://doi.org/10.1590/S0034-71672011000300005
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Fonte: Banksy - Migrant Child
9:00 às 12:00h - Técnica de coleta de dados qualitativos: Entrevista (discussão das entrevistas individuais em grupo e posterior plenária, síntese com aula expositiva dialogada - Profa. Dra. Marina Peduzzi
Leitura obrigatória
Minayo MC. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008. Cap. 10, p. 261-268.
Gonçalves AC, Williams A, Koulouglioti C, Leckie T, Hunter A, Fitzpatrick D, Richardson A, Hardy B, Venn R, Hodgson L. Surviving severe COVID-19: Interviews with patients, informal carers and health professionals. Nurs Crit Care. 2022;1–9. DOI: 10.1111/nicc.12779
Leitura complementar
Denzin NK, Lincoln YS. The SAGE Handbook of qualitative research. 5 ed. Los Angeles, London: SAGE, 2018. cap 26, p. 576-599.
Poupart J. A entrevista do tipo qualitativo: considerações epistemológicas, teóricas e metodológicas. In: Poupart et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 3 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. p. 215-263.
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Fonte: Banksy - Love is the answer
9:00 às 12:00 - Técnica de coleta de dados qualitativos: Grupo Focal (exercício de simulação Grupo Focal) - Profa. Dra. Valeria Leonello e Profa Dra. Marina Peduzzi
Leitura obrigatóra
Côté-Arsenault D, Morrison-Beedy D. Practical advice for planning and conducting focus groups. Nursing research, 1999:48(5);280-283.
Flynn R, Albrecht L, Scott SD. Two approaches to focus group data collection for qualitative health research: Maximizing resources and data quality. International Journal of Qualitative Methods, 2018;17(1): 1-9. https://doi.org/10.1177/1609406917750781
Leitura complementar
Barbour, R. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009. Capítulos 1, 2 e 3.
Krueger RA, Casey MA. Focus groups: A practical guide for applied research. Sage publications, 2014.
Onwuegbuzie AJ, Dickinson WB, Leech NL, Zoran AG. A qualitative framework for collecting and analyzing data in focus group research. International journal of qualitative methods, 2009; 8(3), 1-21. Disponível em: http://ijq.sagepub.com/content/8/3/1.1.full.pdf+html
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9:00 às 9:30h - Análise de dados qualitativa: Análise de Discurso - Profa. Dra. Valeria Leonello
Leitura obrigatória ???
FIorin JL. Tendências da análise do discurso. Estudos Lingüísticos, 1990, 19:173-9.Flick U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. Cap.22 p. 265-275 e Cap. 23 p.276-297.
Gregolin MRV. A análise do discurso: conceitos e aplicações. In: Alfa, São Paulo, 1995, 39:13:21.
Leitura complementar
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11ª ed. São Paulo: Hucitec; 2008. Cap 11, p. 318-327.
Macedo LC, Larocca LM, Chaves MMN, Mazza V A. Análise do Discurso: uma reflexão para pesquisar em saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2008 jul- set; 2(26): 649-57.
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9:00 às 12:00h - Análise de dados qualitativa: Análise de Conteúdo - Profa. Dra. Marina Peduzzi
Avaliação da disciplina - Profa. Dra. Valeria Leonello e Marina Peduzzi
Leituras obrigatória
Braun V, Clarke V. One size fits all? What counts as quality practice in (reflexive) thematic analysis?, Qualitative Research in Psychology 2020; DOI:10.1080/14780887.2020.1769238
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11ª ed. São Paulo: Hucitec; 2008. Cap 11, p. 303-318.Leitura complementar
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa:Edições 70, 1977. Terceira Parte: Método p. 95-136.