Programação

  • Aba alterada em 16/3/2021

    Regras para o Relatório e Templates

    Comentários :

    - em 24/4/2020 foi publicada a versão 4 das Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses da USP (vide link abaixo) . Em uma primeira leitura comparativa não foram constatadas diferenças. Assim aceitaremos os templates antigos, abaixo disponibilizados

    - Atentem que parte dos elementos pré-textuais (Dedicatória, Agradecimentos, Epígrafe, Lista de ilustrações, Lista de tabelas, Lista de abreviaturas e siglas, Lista de símbolos) são opcionais. Só os utilize se realmente achar necessário. A Folha de rosto, Ficha catalográfica (PF2), Resumo em Português, Resumo em Inglês e Sumário são obrigatórios.

    - Para PF2 pedimos que o orientador assine que está de acordo com o texto apresentado na página da ficha catalográfica, e que se inclua o termo de originalidade assinado pelos alunos do grupo na pagina seguinte.

    - A parte textual (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) para o projeto de formatura será limitada em 50 páginas. Esta parte do texto deverá conseguir explicar o trabalho de forma sucinta, clara  e com conteúdo. Desenvolvimento de fórmulas, esquemáticos de circuitos eletrônicos, telas de programas de simulação, planilhas, códigos de programa, desenhos mecânicos, e outros itens prescindíveis para a compreensão do Trabalho em uma primeira leitura, devem ser colocados nos anexos e apêndices (vide diferença entre os dois nas Diretrizes).

    - A parte pós textual contém as referências que são obrigatórias e os itens opcionais (Glossário , Apêndice , Anexo, Índice)

    - O nome dos ítens entre a Introdução e a Conclusão da parte textual no template Word são apenas indicativos. Nomeiem os itens do modo que considerarem melhor.

    - Atentem nas Diretrizes, que a legenda das Figuras fica na parte superior delas. Se a figura for sua, indique que é de sua autoria na parte inferior da mesma.  Se voce fez a figura baseado em algum artigo ou livro, não esqueça de explicita-lo  na base da figura. Se a figura foi retirada de outra fonte (o que na minha opinião deve ser evitado) esta deve ser indicada na base da figura.

    - Com relação às citações às referências bibliográficas incluidas na parte pós textual, as Diretrizes as normatizam. Duas possibilidades normalmente utilizadas são a indicação numerica entre colchetes. Neste caso a numeração segue a ordem em que as citações são feitas. Outra forma é a citação do nome dos Autores.  Em qualquer dos casos, o uso de referências automaticas dos editores de texto são bastante convenientes. Também é útil a utilização de aplicativos que gerenciam a bibliografia consultada ( p.ex. Zotero, Citavi, etc. ), exportando-as para o editor de texto.