Objetivos

O objetivo principal da disciplina é apresentar aos alunos da Graduação diferentes problemáticas suscitadas pela Emancipação dos judeus em finais do século XVIII. Nesse intuito, serão analisados fenómenos e autores que aprofundaram nessas problemáticas para salientar as suas especificidades, revelando como e por que motivos os judeus e o judaísmo continuam sendo uma “questão”, isto é, um problema.

 

 

Ementa

 

Com o advento da Modernidade, o judaísmo e as comunidades judaicas passaram por reestruturações significativas. Nesse contexto, a identidade judaica deixou de ser uma identidade normativa e imposta para transformar-se em uma identidade caracterizada pela escolha individual em relação a que é ser judeu e como expressar o judaísmo.  A análise de autores que, ao longo do século XX, debateram a chamada “questão judaica” é um caminho fecundo para compreender os novos rumos do judaísmo e de novas identidades judaicas.

O objetivo principal da disciplina é analisar diferentes problemáticas suscitadas pela Emancipação dos judeus em finais do século XVIII. Assim, serão analisados diferentes abordagens para compreender a \"questão judaica\".