Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Departamento de Geografia

Disciplina: FLG - 1284 - Teoria da Região e Regionalização

 

Prof. Dr. Fábio Teixeira Pitta

 

Carga horária total: 60 horas / 15 aulas de 4 horas semanais

Vespertino (14hs) / Noturno (19:30), toda quarta-feira.

 

 

Ementa

Evolução do conceito de região e tipos de regiões. As diferentes regionalizações. As críticas ao conceito de região. As abordagens atuais nos estudos regionais. Os caminhos epistemológicos da Região. A Região como forma dominante na Geografia acadêmica entre o fim do século XIX e meados do século XX. As críticas ao conceito de Região na segunda metade do século XX. O retorno da região: multiplicidade e a diversidade das abordagens regionais no fim do século XX e no início do século XXI. O conceito de região no momento de crise do capitalismo.

 

Objetivos:

1. Analisar as principais teorias sobre região e regionalização e suas vinculações com o desenvolvimento do pensamento geográfico.

2. Compreender como se tem processado, na prática, a instrumentalização das propostas de regionalização em Geografia.

 

Programa:

1. A região como categoria de análise da Geografia.

2. As principais propostas de análise regional em Geografia.

3. O atual debate metodológico sobre a análise regional: região, regionalismo e a questão regional

4. Região e crise do capitalismo

 

 

Todas as aulas terão como sala virtual principal o seguinte endereço:

(pede-se que os alunos usem suas contas de e-mail da USP para frequentarem as aulas)

https://meet.google.com/swj-scap-tvm 

 

 

Os textos encontram-se na seguinte pasta do Drive:

https://drive.google.com/drive/folders/1dserbDgP-YD7uqO_ajDuMG0FKmsWiubG?usp=sharing

 

 

Dinâmica das aulas:

 

- Na primeira parte haverá uma exposição inicial (15 min) sobre a temática do dia. Após isso, a turma já se divide em grupos (1 hora) para debaterem os textos (todos devem preparar os textos, no início do curso separaremos os grupos).

 

Link para os discentes se inscreverem em um dos grupos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/16NUzhkejfEk78-UxlwtgqEPzAHazG-crhYlpDcLfkMk/edit?usp=sharing

 

 

- Na segunda parte da aula (1h 30min), após o intervalo, os grupos/alunos devem expor o discutido e preparado na primeira parte, com o professor amarrando e desdobrando os conteúdos em questão.

 

- Ao longo do semestre teremos algumas aulas somente expositivas, conforme indicado no programa abaixo. Estudem também para isso.

 

 

 

Avaliação:

 

A) - Participação nos grupos e aulas (3 pontos): leitura dos textos e participação do debate em sala de aula.

 

 

B) - Trabalhos monográficos (3 a 5 páginas = 3 pontos):

 

1o Trabalho (individual): Monografia com sistematização das aulas da Parte 1 do curso: apresentação da tese e dos argumentos dos autores, assim como do debate realizado em sala de aula.

 

Data de entrega: Aula 7

 

2o Trabalho Final (em duplas, 3 a 7 páginas = 4 pontos): Monografia com sistematização das aulas das Partes 2 e 3 do curso: apresentação da tese e dos argumentos dos autores, assim como do debate realizado em sala de aula.

 

Data de entrega: Aula 13

 

 

Programa das Aulas

 

 

Aula 01: 16 de setembro 2020 - Apresentação

 

- Apresentação do curso (definição dos grupos, sala de aula virtual, textos etc).

- Aula Expositiva dos textos a seguir:

 

·         MORAES, Antonio Carlos Robert. “Ideologias geográficas e projetos nacionais no Brasil”. Em: Território e História no Brasil. Annablume, São Paulo, 2005, pgs. 89 – 104.

 

·          BASSANI, A., et al.. “Entrevista: Paulo Arantes”. Humanidades em diálogo, v. 8, 14 jun. 2017, pgs. 15-35. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/humanidades/article/view/140535/135515

 

 

 

 

PARTE I

O Debate conceitual: as concepções de “região” e sua crítica

 

Aula 02: 23 de setembro – Pressupostos do debate (Grupos)

 

- Textos para a aula:

 

·         RATZEL, F. O povo e seu território. Em: Ratzel. Editora Ática, São Paulo, 1990, pgs. 73-82.

 

·         LA BLACHE, Paul Vidal de. A evolução das civilizações (cap. 6). Em: Princípios de Geografia Humana. Cosmos, Lisboa, 1954, pgs. 273-288.

 

 

- Complementar: CAPEL, Horácio. Filosofía y ciencia en la Geografía contemporánea. Una introducción a la Geografia. Barcanova, Barcelona, 1981 (várias edições).

 

 

Aula 03: 30 de setembro A região em La Blache (Grupos)

 

- Textos:

·         LA BLACHE. Os pays da França [1904]. In: HAESBAERT, Rogério; PEREIRA, Sérgio N.; RIBEIRO, Guilherme (orgs.). Vidal, Vidais: textos de Geografia Humana, Regional e Política. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2012, pgs. 229-244.

 

·         LA BLACHE. ‘Prefácio’ ao Atlas Geral Vidal de La Blache: história e geografia [1894]. In: HAESBAERT, Rogério; PEREIRA, Sérgio N.; RIBEIRO, Guilherme (orgs.). Vidal, Vidais: textos de Geografia Humana, Regional e Política. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2012, pgs. 41-46.

 

 

·         LA BLACHE. Os Gêneros de Vida na Geografia Humana (primeiro e segundo artigos). In: HAESBAERT, Rogério; PEREIRA, Sérgio N.; RIBEIRO, Guilherme (orgs.). Vidal, Vidais: textos de Geografia Humana, Regional e Política. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2012, pgs. 131 – 184.

 

- Complementar: RIBEIRO, Guilherme. “Mito e ciência nas interpretações sobre Paul Vidal de La Blache”. Em: Mercator, v. 13, n. 2, mai./ago., Fortaleza, 2014, pgs. 7-21.

 

 

 

Aula 04: 07 de outubro – As críticas a Ratzel e La Blache (Grupos)

 

- Textos:

 

·         LACOSTE, Yves. “A colocação de um poderoso conceito-obstáculo: a região personagem”. Em: A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Papirus, Campinas, 1993, pgs. 59-66.

 

·         RAFFESTIN, Claude. Por um Geografia do Poder (excertos). São Paulo: Ática, 1980, pgs.5-8 (Notas Prévias); 143-149 (Parte 3: cap.1: item 1 – Do espaço ao território).

 

 

- Complementares:

 

·         LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. EDUSP, São Paulo, 1999.

·         GOMES, Paulo C. da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná E. de; GOMES, Paulo C.; CÔRREA, Roberto L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003, pp. 49-76.

 

 

Aula 5: 14 de outubro – A Geografia crítica brasileira (Expositiva)

 

- Texto:

·         SANTOS, Milton. Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. EDUSP, São Paulo, 2002; pgs 17 – 90.

 

- Complementares:

·         MORAES, Antonio Robert. Geografia: pequena história crítica. Annablume, São Paulo, 2007 (21ª edição).

·         MARTINS, Elvio Rodrigues. “Geografia e ontologia: o fundamento geográfico do ser”. GEOUSP – Espaço e tempo. São Paulo, Nº 21, pp. 33 - 51, 2007. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74047/77689>

·         ALFREDO, Anselmo. Negatividade e a crítica à crítica crítica: Sobre espaço, tempo e modernização. Texto do autor, mimeo.

 

 

 

 

PARTE II

A “realização” do conceito: regionalizações

 

 

Aula 6: 21 de outubro - A região, o neokantismo e sua crítica (Grupos)

 

- Textos:

 

·         HARTSHORNE, Richard. “O que se entende por Geografia como o estudo da diferenciação de áreas”. Em: Propósitos e Natureza da Geografia. São Paulo, Hucitec, 1978, p.13-22.

 

·         TOLEDO, Carlos de Almeida. A região das Lavras Baianas. Tese de Doutorado, DG-FFLCH-USP, 2008, pgs. 10-16.

 

·         HEIDEMANN, Heinz Dieter. “Deslocamentos populacionais e mobilidade fictícia: a razão fetichizada do migrante e do seu pesquisador”. Em: SILVA, Sidney Antonio da (org.). Migrantes em contextos urbanos: uma abordagem interdisciplinar. Editora EDUA, AM, 2010, pgs. 15 – 33.

 

- Complementar:

·         BOECHAT, Cássio A.; TOLEDO, Carlos de A. “Mobilização do trabalho e o estudo da região”. In: Boletim Capineiro de Geografia, vol.2, n.3, 2012, p.448-464.

 

 

 

28 de outubro – Não haverá aulas, Feriado, dia do funcionário público

 

 

 

Aula 7: 04 de novembro - Região natural? As regionalizações do Brasil (Grupos)

 

Data da Entrega Primeiro Trabalho = Aula 7

 

 

- Textos:

 

·         CARVALHO, Delgado de. “Uma concepção fundamental da Geografia Moderna: a ‘Região Natural’”. In: Boletim Geográfico. n. 13, 1944, pp.9-17.

 

·         GUIMARÃES, Fábio M. S. “Divisão Regional do Brasil”. Revista Brasileira de Geografia. Abr/Jun, 1941, pp. 318-370.

 

·         CONTEL, Fábio. “As divisões regionais do IBGE no século XX (1942, 1970 e 1990)”. Em: Terra Brasilis, n. 3, 2014. Disponível em: http://journals.openedition.org/terrabrasilis/990

 

Aula 8: 11 de novembro - Monografias regionais e seu contexto histórico (Grupos)

 

- Textos:

·         AZEVEDO, Aroldo. Monografias Regionais. São Paulo: Ed. Nacional, 1943.

·         MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Polis, 1984. Ler: Prefácio (pgs. 17-20); L. I, Parte 2, Cap. II, (pgs. 107-120); L. III, Cap. VI (pgs. 375 – 388); e Conclusão (pgs. 389 – 392).

 

Complementares:

·         BOECHAT, Cássio Arruda. “O estudo regional da zona pioneira visto pela sua autocrítica”. Em: O colono que virou suco: terra, trabalho, Estado e capital na modernização da citricultura paulista. Tese de Doutorado (Vol. I), São Paulo, DG-FFLCH-USP, 2013, pgs. 47 – 67.

·         LENIN, Vladimir. Imperialismo, fase superior do capitalismo. 1917 (diversas edições).

 

 

Aula 09: 18 de novembro - Desequilíbrios regionais ou regiões desiguais combinadas? (Grupos)

 

Texto:

·         ANDRADE, Manuel Correia. Geografia, região e desenvolvimento: introdução ao estudo do “aménagement du territoire” (excertos). São Paulo: Brasiliense, 1971, p.15-19 (Introdução), 35-60 (cap. 3 e cap. 4).

 

- Complementares:

·         Brazil: the troubled land. Documentário disponível no Youtube:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=o4reXhCCF54

 

·         PACHECO, Carlos Américo. “Desconcentração econômica e fragmentação da economia nacional”. Economia e Sociedade, Campinas (6), jun, 1996, pgs. 113-40.

 

 

Aula 10:  25 de novembro - A crítica marxista às regiões de desenvolvimento (Expositiva)

 

Texto:

·         OLIVEIRA, Francisco. “Introdução” (pontos 1 e 2). Em: Elegia para uma re(li)gião: SUDENE, Nordeste. Planejamento e Conflito de Classes. São Paulo: Boitempo, 1977.

 

Complementares:

·         GOLDENSTEIN, Léa; SEABRA, Manoel. “Divisão territorial do trabalho e nova regionalização”. Revista do Dep. de Geografia. São Paulo, USP/FFLCH. 1982, pgs. 21-47. 

·         JAPPE, Anselm. As aventuras da mercadoria: para uma nova crítica do valor. Antígona, Portugal, 2006, Caps. 1 a 3.

 

PARTE III

Regionalização na crise do capital

 

 

Aula 11: 02 de dezembro - Territorialização regional no Brasil (Grupos)

 

Texto:

 

·         Grupo de Crítica do Valor-Dissociação – SP. Formação do Trabalho e Modernização Retardatária no Brasil [Nachholende Modernisierung und die Herausbildung der Arbeit in Brasilien]. São Paulo, Dep. De Geografia, FFLCH, USP. Texto para debate entre os Grupos de Estudos Crítica do Valor-dissociação (SP, Brasil) e Grupo Exit! [Verein Für kritische Gesellschaftwissenschaften / Associação para as Ciências Sociais Críticas], Nurembergue, Alemanha, 2010 (artigo não publicado, mimeo dos autores).

 

Complementares:

·         MARTINS, José de S. O cativeiro da terra. Editora Contexto, São Paulo, 9ª edição, pgs. 24 – 37 e 73 a 94 (paginação do pdf do e-book disponibilizado no curso).

·         NOVAIS, Fernando. “Considerações sobre o sentido da colonização”. Revista do IEB, vol. 6, 1969.

·         PRADO Jr. Caio. História Econômica do Brasil. Ed. Brasiliense, São Paulo, 26 Edição.

·         TOLEDO, Carlos de Almeida. “Das velhas às novas barreiras no processo crítico da modernização e mobilização do trabalho”. Em: Mundos em movimento: ensaios sobre migrações. Editora UFSM, Santa Maria, 2007.

 

 

 

Aula 12: 09 de dezembro - Da formação à crise do trabalho no Brasil – elementos da crítica do trabalho (Grupos)

 

- Texto:

 

·         KURZ, Robert. O colapso da modernização: da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. Paz e Terra, São Paulo, 1992; caps. 8 e 9. Disponível em: http://www.obeco-online.org/livro_colapsom.html

·         HARVEY, David – “A Geopolítica do capitalismo” – Em: Produção capitalista do espaço. Annablume, São Paulo, 2005.

 

Complementares:

·         OLIVEIRA, Francisco de. O ornitorrinco. Em: Crítica à razão dualista / O ornitorrinco. Boitempo Editorial, São Paulo, 2003.

·         ALFREDO, Anselmo. “Crise imanente, abstração espacial. Fetiche do capital e sociabilidade crítica”. Em: Revista Terra Livre, São Paulo, ano 26, volume 1, número 34, 2010.

 

 

Aula 13 – 16 de dezembro - O colapso da modernização e as ilhas de riqueza (Expositiva)

 

 

Textos:

 

·         HEIDEMANN, Heinz Dieter. Os migrantes e a crise da sociedade do trabalho: humilhação secundária, resistência e emancipação. In: Migrações: discriminações e alternativas. Paulinas/SPM, São Paulo, 2004.

 

·         HEIDEMANN, Heinz Dieter; TOLEDO, Carlos de Almeida; BOECHAT, Cássio Arruda. O trabalho no Brasil: traçado interpretativo de sua história de formação e de sua crítica. Em: Estudos Avançados, v. 28, n. 81, São Paulo, 2014, pgs. 55-67.  

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142014000200005&lng=en&nrm=iso 

 

·        PITTA, Fábio. “O crescimento e a crise da economia brasileira no século XXI como crise da sociedade do trabalho: bolha das commodities, capital fictício e crítica do valor-dissociação”. Em: Revista Sinal de Menos, n. 14, vol. 1, 2020.  Disponível em: https://sinaldemenos.org/2020/05/18/sinal-de-menos-14-vol-1/

 

 

Complementares:

·         VAINER, Carlos. Estado e migrações no Brasil: anotações para uma história das políticas migratórias. Revista Travessia. Ano XIII, n. 36, jan/abr, 2000, pp.15-32.

·         VAINER, Carlos. Trabalho, espaço e Estado: questionando a questão migratória. Mimeo. IPUR/UFRJ, Rio de Janeiro, 1984, pgs. 27-35.

·         LEITE, Ana Carolina Gonçalves. “Formação regional e formação do território nacional como momentos contraditórios do processo de territorialização do capital”. Em: Boletim Paulista de Geografia, nº 92, São Paulo, 2012.

 

 

Entrega dos trabalhos finais (em duplas) = Aula 13.

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Observação final: Alguns dos textos complementares sugeridos acima são livros completos. Optamos por deixá-los assim indicados, pois são textos canônicos e de referência fundamental. Caso algum aluno deseje se apropriar de um assunto específico, converse conosco para uma indicação mais precisa em tais textos.