Pensar o ensino de Geografia na educação básica é compreender e analisar as concepções teóricometodológico da prática docente e nos documentos oficiais, bem como na constituição da disciplina escolar. Alicerçada na teoria crítica da formação de sujeitos, a Educação Escolar é considerada como meio para a vivência de crianças e jovens, de forma que o conhecimento acumulado historicamente pela humanidade possa dialogar com as mediações internas dos sujeitos e o conhecimento geográfico possa ampliar leituras de mundo. A disciplina O ensino de Geografia na Educação Básica cria condições para análise da relação entre os conhecimentos geográficos e os procedimentos e teorias pedagógicas tendo a práxis como fundamento nas práticas educativas. A construção de conceitos em uma perspectiva histórico-cultural, a integração dos conhecimentos cotidiano, escolares e científicos, a análise do currículo, aula, atividade e avaliação e as diferentes linguagens e representação cartográfica constituem a prática docente na contemporaneidade. A disciplina será desenvolvida por meio remoto, devido a pandemia da COVID-19, tendo como centralidade a atividade de estudo de forma síncrona e assíncrona. Para o desenvolvimento de nossas aulas utilizaremos as seguintes ferramentas: - e-disciplinas: disponibilização dos textos; dois fóruns e entrega de duas atividades. O mural desta ferramenta será importante para comunicados e avisos. - Google meet: aulas. O login para entrar na reunião será o seu e-mail @usp.
Diurno: https://meet.google.com/kuh-nfdb-xcq
Noturno: https://meet.google.com/ded-gyjp-amo