FLS 5230/FLA 0355. Corpo, Substância, Pessoa. Leituras de Etnologia Ameríndia

Body, substance, person. Readings in Amerindian Ethnology

Segundo Semestre de 2020

Docente Responsável: Marta Amoroso

Monitoras: Anai Graciela Vera Britos e Roberta de Queiros Hesse

Objetivos: Apresentar uma introdução ao debate contemporâneo da etnologia das terras baixas sul-americanas sobre as noções de pessoa, corporalidade e substância.

Conteúdo: O curso focaliza a produção da etnologia americanista das últimas três décadas, tomando como guia os temas da noção de pessoa maussiana e da corporalidade. O corpo, eleito “idioma simbólico focal” (A. Seeger, Roberto Da Matta e E. Viveiros de Castro 1979) das populações ameríndias, fornece privilegiada via de acesso às concepções e práticas nativas. O debate mais recente sobre a noção de pessoa e corporalidade abre-se para as dimensões éticas, estéticas e políticas das filosofias ameríndias.

Programa Resumido

São conhecidos os comentários de Claude Lévi-Strauss sobre a obra de Marcel Mauss na famosa introdução de 1950: o quanto o pensamento de Mauss inovava o campo de estudos da antropologia e das ciência modernas ao refletir sobre as técnicas do corpo, ao propor uma história do pensamento em torno da a noção de pessoa e ao celebrar a revolução acionada para as ciências sociais pelo estudo maussiano sobre a dádiva. No campo de estudos da etnologia indígena dois manifestos (Overing Kaplan 1977; Seeger et all 1978) prepararam nova fase dos estudos ameríndios etnográfica comprometida com as concepções e práticas dos povos indígenas. O corpo naquele contexto foi eleito “idioma simbólico focal”(Seeger et all 1979). A partir desses marcos conceituais a disciplina reflete sobre a produção de etnografias nas três últimas décadas sobre a Amazônia e as Terras Baixas Meridionais.

 

O curso volta-se para estudos monográficos sobre povos indígenas do continente sul-americano que refletiram sobre o tema da pessoa das últimas três décadas, destacando a geração do parentesco e a definição da humanidade; os dispositivos rituais na fabricação do corpo e da alteridade; a comensalidade; as assimetrias das/os donas/os e mestres.