I-                    OBJETIVO:

Aprofundar o conhecimento sobre os principais sujeitos sociais do campo brasileiro, suas formas de produção e de relação com a terra e com a natureza, bem como os principais conflitos em que estão envolvidos na contemporaneidade, a partir da análise de três problemáticas específicas situadas no território brasileiro. Essas problemáticas estão relacionadas a múltiplas formas de territorialização do capital no campo e expressam faces atuais da “questão nacional”. Elas serão analisadas à luz de conceitos centrais para a abordagem da geografia agrária, tais como: colonialismo interno, desenvolvimento desigual, Estado, território, propriedade privada da terra, cultura e natureza.

 

II-             CONTEÚDO

UNIDADE I – Conceitos-chave e abordagens

Ponto de partida: Conceitos-chave e alguns elementos do debate teórico sobre como apreender os processos em curso no campo brasileiro hoje.

UNIDADE II – Questão Indígena

Problemática – A invasão de terras indígenas por garimpeiros e mineradoras: o caso dos Munduruku na Amazônia.

UNIDADE III – Questão agrária, questão ambiental e finanças

Problemática – A expansão da fronteira agrícola sob o domínio do capital financeiro, conflitos em torno da propriedade da terra e da imposição do regime alimentar corporativo.

UNIDADE IV – Questão quilombola, questão ambiental e questão alimentar

Problemática – Novo projeto de desenvolvimento para o Vale do Ribeira, as comunidades negras e a mata atlântica.

 

III-           MÉTODOS UTILIZADOS

Por meio das aulas expositivas e das atividades pedagógicas propostas, os estudantes serão instigados a explorar o repertório da geografia agrária como ferramenta para conhecer e compreender os principais fundamentos dessas questões e para intervir sobre elas.

 

IV-          ATIVIDADES DISCENTES

Leituras programadas, pesquisa e trabalhos escritos, participação das aulas e dos debates realizados ao longo do curso.

 

V-            AVALIAÇÃO

Os principais instrumentos de avaliação serão: trabalho em grupo sobre tema relacionado a uma das problemáticas analisadas (fórum online) e redação de pequeno artigo sobre um dos temas tratados no curso. A média será calculada da seguinte forma: o fórum online terá peso 2 e o artigo, peso 3.