Ensinar sobre os princípios paleontológicos e suas relações com a história da vida e com a geologia geral – dinâmica terrestre - paleogeografia, paleoclima e paleoambientes. Analisar o registro paleontológico sob o ponto de vista dos processos de preservação dos fósseis, modo de vida e características morfológicas e ecológicas dos organismos. Equipar os alunos com o conhecimento da história biológica desde o estabelecimento das condições para a origem da vida, e das aquisições evolutivas que impulsionaram sua diversidade ao longo do tempo geológico. Caracterizar os períodos de diversificação e de extinção, e a relação ecológica entre faunas e floras fósseis. Oferecer aos alunos conhecimento morfológico básico dos principais grupos animais (vertebrados e invertebrados) e vegetais, sempre que possível com ênfase no registro fóssil brasileiro. Incentivar o raciocínio com vistas à resolução de problemas paleontológicos ligados ao tempo geológico, à determinação de ambientes de sedimentação, à evolução biológica, à distribuição paleogeográfica e paleoclmática. Tornar o aluno capaz de organizar o conhecimento paleontológico considerando o tempo geológico, os conceitos de sedimentação das rochas, elementos de tafonomia, bioestratigrafia e paleoecologia, morfologia funcional, atualismo e filogenia. Oferecer elementos práticos para trabalhos de campo em aulas externas em afloramentos fossilíferos na Bacia do Paraná. Equipar o aluno com habilidades práticas para a produção de moldes e réplicas de fósseis, para atuação no ensino de ciências.