Prezados Alunos

 

Segue abaixo exercícios para que vocês possam fazer e ao mesmo tempo estudar a matéria da disciplina.  Vocês terão uma semana para realiza-los. Quando prontos, favor encaminhar para o meu (este) e-mail. Esses exercícios, que também são estudos dirigidos, fazem parte das atividades acadêmicas em decorrência do recesso compulsório por que passa a Universidade. Em breve eu enviarei mais informações sobre novas atividades.

Como bibliografia para exercício, favor consultar:

 

·        As ideias fora do lugar, de Roberto Schwarz

·        Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado

·        As vítimas algozes de Joaquim Manuel de Macedo e a ineficiência econômica da escravidão, de Márcio Bobik Braga e Amaury Patrick Gremaud, disponível em: http://www.abphe.org.br/arquivos/2019-marcio-bobik-braga--amaury-patrick-gremaud.pdf

·        Princípios de Economia, abordagem didática e multidisciplinar, de Márcio Bobik Braga, particularmente os capítulos 8 e 9, que contemplam conceitos de economia necessários à análise do pensamento econômico brasileiro.

 

Peço que o representante da turma me envie uma mensagem confirmando o recebimento por todos. Qualquer dúvida estou à disposição. Obrigado e bom trabalho.

 

Márcio Bobik Braga

 

 

Exercícios de Economia Brasileira para o Direito

Prof. Dr. Márcio Bobik Braga

Responder às questões abaixo e entregar no dia 15/04.

 

 

I – Faça uma redação contendo uma síntese analítica da formação econômica do Brasil colônia.

II – Por que a escravidão, segundo Adam Smith, é incompatível com o bom funcionamento dos mercados?

III – A partir da Formação Econômica do Brasil de Celso Furtado, quais foram as fazes da industrialização brasileira?

IV – Explique o que é: PIB, PIB de pleno emprego, inflação, taxa de câmbio, política monetária, política fiscal, ideias keynesianas, liberalismo clássico.

V – Por que o Brasil experimentou o processo de substituição de importações e quais foram as consequências da industrialização do país?