Este curso pretende introduzir os conceitos, esquemas teóricos e concepções de sociologia elaborados pelas principais correntes do pensamento sociológico norte-americano nos três primeiros quarteis do século XX. Introduzindo e discutindo elementos centrais do conhecimento sociológico, o curso corresponde a uma etapa formacional fundamental para futuros pesquisadores e professores que atuarão no Ensino Médio e Superior.
O curso está dividido em uma introdução histórica e quatro núcleos temáticos. Na introdução, apresenta os debates sociais, políticos e filosóficos que embasaram o desenvolvimento e consolidação da sociologia nos Estados Unidos nas primeiras décadas do século XX. São introduzidos os três principais centros produtores de sociologia que resultaram dessas disputas (Chicago, Harvard e Columbia) e seus desdobramentos. Os quatros núcleos temáticos debruçam-se sobre desenvolvimentos teóricos, metodológicos e empíricos selecionados por sua relevância, abordando os principais objetos sobre os quais se debruçaram por meio de estudos paradigmáticos. O primeiro cobre o esquema conceitual do estrutural-funcionalismo, que estabelece as coordenadas para a discussão teórica posterior. Os dois núcleos seguintes debruçam-se sobre concepções alternativas sobre a dinâmica social e o fazer sociológico, respectivamente o interacionismo simbólico desenvolvido em Chicago, a sociologia interpretativa de Schütz e a abordagem dramatúrgica de Goffman, em uma tentativa de reconectar a interação com a ordem social, com grande atenção à expressão corporal. O último núcleo introduz uma das “viradas” da sociologia estadunidense do pós-guerra: a sociologia histórica e seu interesse no confronto político. Com eles, serão apresentadas diferentes formas de produzir teorias e abordar sociologicamente questões sociológicas relevantes.
- Docente: Andre Vereta Nahoum