Prover o aluno com substrato teórico para desenvolver uma análise crítica do processo de mercantilização do espaço urbano no contexto capitalista neoliberal.

Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação aos agentes e processos de produção do espaço urbano considerando a ênfase que o planejamento urbano deu aos planos de intervenção urbana e as lógicas envolvidas nestes processos.

Acompanhar as discussões e a “e/involução” dos modelos de parcerias público-privadas (PPPs) que envolvem reestruturação urbana – como as que utilizam instrumentos como Projeto de Intervenção Urbana (PIUs), Operações Urbanas Consorciadas (OUCs), Concessão Urbanística, etc.

Identificar as alterações na governança pública que viabilizam e facilitam a entrada e implementação destes modelos, bem como nas formas de financiamento da transformação urbana.

Mapear e compreender as resistências à estes modelos de transformação urbana, bem como quem são os agentes destas resistências e como operam, bem como se existem e quais são propostas alternativas à estes modelos.