O semestre se desenvolverá de modo integrado entre as disciplinas de Planejamento Urbano e Regional (AUP 0282 – Desenho Urbano e Projeto dos Espaços da Cidade) e de Paisagismo (AUP 0654 – Projeto da Paisagem) e em articulação com custos (AUT 0518 - Projeto de Custos[1]), realizadas concomitantemente na escola, tendo como objeto de estudo, o distrito da Brasilândia, em trecho onde há concentração de áreas de proteção ambiental e assentamentos populares.

O conjunto de disciplinas visa preparar o aluno para a reflexão sobre o urbano e as possíveis formas de intervenção de modo abrangente, que considere as diferentes interações entre as formas da cidade e os seus cidadãos, no que se refere às atividades econômicas, o uso social, sua relação com o ambiente natural, a percepção espacial, a legislação urbanística e a história do urbanismo, da arquitetura e da cidade.

Ainda que cada disciplina tenha especificidades de conteúdo, o objetivo em comum é o trabalho em projeto, com assessoria das diferentes áreas. Deverá resultar em trabalho único, com particularidades de cada área, sendo ao final atribuídas notas referentes a cada disciplina pelos respectivos docentes.



[1] Ministrada pelos professores doutores Ângelo Filardo, Caio SantoAmore e João Meyer.