Proporcionar uma visão ampla do processo histórico que culminou no delineamento da área das Ciências da Atividade Física (produção de conhecimento e profissão), possibilitando a emergência de um olhar crítico-reflexivo a respeito dos condicionantes históricos que tendem a moldar crenças e comportamentos a fim de se estimular um posicionamento ético acadêmico-profissional que seja – por oposição a atitudes passivas e reprodutivas – ativo e transformador. Objetivos específicos: (1) Correlacionar traços gerais da história do pensamento ocidental com as expressões corporais e culturais - vinculados à educação física e esporte – que lhe acompanha ao longo do tempo. (2) Identificar e caracterizar determinados períodos históricos associando a eles seus gêneros predominantes de representação do corpo. (3) Pautar-se por um olhar historiográfico nas avaliações críticas. (4) Desenvolver a capacidade do aluno para análise historiográfica dos elementos teóricos que envolvem os conceitos de Saúde, Educação Física, Esporte e Atividade Motora; bem como, para o relato das características das diferentes formas de atividades motoras relacionadas com a educação física e o Esporte considerando e comparando realidades sociais, políticas, e econômicas. (5) Introduzir os alunos nas definições e conceituações da atividade física, educação física e esportes assim como nas suas áreas de atuação, entidades organizadoras e políticas gerais públicas. (6) Delinear e avaliar os campos de atuação do profissional da educação Física e esporte, com ênfase no setor saúde, em termos de definição e demanda de mercado de trabalho.