Objetivos:
A disciplina tem como objetivo principal introduzir o estudante na reflexão crítica sobre o ensino de química na escola básica, identificando problemas de ensino e aprendizagem, as tendências atuais do ensino de química, analisando e propondo iniciativas para o trabalho docente.Programa:
Histórico das principais concepções das diversas correntes sobre ensino e aprendizagem de ciências: ensino tradicional, ensino por descoberta, ensino por mudança conceitual. Concepções construtivistas do aprendizado e suas consequências e limitações para o ensino de ciências/ química.
Tendências e estratégias atuais do ensino: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); contextualização; competências e habilidades; ensino por abordagem temática; ensino por problemas e projetos. Propostas curriculares de química para o Ensino Médio no âmbito nacional e estadual.
Conteúdos para o ensino de química: dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo, níveis macro, micro e representacional do conhecimento químico, critérios para seleção e análise de conteúdos.
Estudo das principais dificuldades de aprendizado relacionadas a temas químicos específicos e propostas de ensino para os mesmos (estrutura atômico-molecular da matéria, reações químicas, aspectos dinâmicos das reações químicas, soluções e solubilidade, aspectos quantitativos do conhecimento químico).
Os
livros e outros materiais didáticos. Critérios para análise de textos,
atividades e outros materiais utilizados no ensino.
- Docente: Flavio Antonio Maximiano