Este programa apresenta uma introdução ao estudo da história do continente africano, com recorte cronológico que se estende do século XIV até o final do século XX, contemplando as dinâmicas endógenas das sociedades africanas, os processos articulados ao comércio atlântico, a colonização do continente pela Europa e a formação e consolidação dos Estados nacionais independentes. A disciplina pretende enfatizar discussões conceituais e epistemológicas relativas a categorias de interpretação empregadas para o entendimento das sociedades africanas, que servirão como eixo de articulação dos diversos temas a serem abordados. O recorte geográfico prioriza o continente africano em sentido próprio, deixando em segundo plano as realidades extracontinentais ligadas às chamadas “diásporas africanas”.
Procura-se questionar paradigmas eurocêntricos de análise, calcados em discursos que representam o continente como desprovido de historicidade, substancialmente homogêneo e caracterizado por uma alteridade radical e irredutível em relação às sociedades descritas como “modernas” ou “ocidentais”. Em contraponto a essas concepções, pretende-se discutir aspectos da história da África a partir da problemática dos cruzamentos e sobreposições de processos históricos caracterizados pela ambiguidade, pelo dinamismo e pela intensa conexão com fluxos regionais, continentais e globais de ideias, pessoas e bens. Em contraposição a narrativas que representam (de forma empática ou não) a África como uma antítese das sociedades modernas, pretende-se discutir a história africana como parte essencial da história da modernidade global, sem a qual é impossível compreender aspectos-chave do mundo moderno e contemporâneo.
O programa tem a preocupação de formar quadros docentes para cumprir as exigências da lei 10.639/2003 (modificada pela lei 11.645/2008), que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história da África e dos afrodescendentes na educação básica. Além disso, visa ainda a contribuir para a formação de pesquisadores/as em História, discutindo questões epistemológicas e historiográficas suscitadas pelo estudo das histórias africanas e apresentando alguns dos principais problemas teóricas subjacentes às correntes de pensamento usualmente denominadas “pós-coloniais”. Por fim, pretende-se apresentar metodologias para análise de uma variada tipologia de fontes primárias e estimular a autonomia intelectual e de pesquisa dos/as discentes.
- Docente: Alexandre Almeida Marcussi