Imagem do curso FLO5861 - As Teorias de Aprendizagem de Língua Estrangeira: Atividades de Ensino (Profa. Mona) 2023
FLO

OBJETIVOS:

A disciplina tem por objetivo discutir e analisar aspectos fundamentais das situações de ensino-aprendizagem em contexto de formação profissional e o papel que a linguagem desempenha nesses processos. O foco está na compreensão desses processos e na eficácia ou não das diferentes situações no desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem. Além do estudo das teorias de lingagem e de aprendizagem, o aporte teórico será essencialmente Vygotsky, Leontiev, Bakhtin e seus seguidores, bem como os conceitos sobre as capacidades organizadoras de texto e seu papel na produção de contextos que possibilitam compartilhar os sentidos que embasam a compreensão das atividades de formação contínua.

JUSTIFICATIVA:

Este curso parte do pressuposto de que as transformações dos sujeitos e da atividade de aprendizagem se dão de forma histórico dialética, na medida em que novos palcos de conflito e incerteza se colocam e se ressignificam no processo mediado por instrumentos materiais e simbólicos. Significa dizer que no processo de transformação das práticas profissionais diversas, transformam-se também os participantes e vice-versa. Embora, essas transformações ocorram no campo educacional, os alunos não a percebem tão claramente, dificultando, assim, ações desencadeadoras de mudança. Nesse sentido, é importante conscientizar o aluno de que velhas teorias não respondem às novas demandas sociais. Assim, a disciplina oferecida busca abrir um leque inovador de questionamento e pesquisa.

CONTEÚDO (EMENTA):

As perspectivas de linguagem e o ensino de línguas /Ensino de línguas e as principais abordagens/ Conflito, Contradição e Mediação Capacidades de linguagem : aspectos organizadores do texto/ Fundamentação metodológica em uma pesquisa.