Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar estágios, atividades práticas e projetos relativos ao ensino e aprendizagem de línguas (materna e/ou estrangeira). Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver eficientemente atividades de oralidade, leitura e escrita no nível Médio.
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.


As atividades de estágio sob minha responsabilidade estão inseridas na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e estabelecem complementaridade à disciplina teórica Diversidade cultural e educação: as literaturas de língua portuguesa em perspectiva.

Objetivos

- Fornecer subsídios práticos aos alunos para que, por meio da abordagem comparativa das literaturas de língua portuguesa, possam apresentar propostas de intervenção no âmbito da escola (planos de aulas, sequências didáticas, etc.) e, mais especificamente, no âmbito do componente curricular de “Português”, tendo como ponto de partida a aplicação da Lei 11.645/08.

- Formar alunos que possam atuar pedagogicamente no combate à discriminação cultural e étnico-racial.

-  Refletir sobre as relações étnico-raciais e educação: as leis 10639/03 e 11645/08.

Programa Resumido

Diversidade cultural e educação; a leitura literária na escola; o ensino de Literatura no plano geral e nas especificidades da Língua Portuguesa; reflexão sobre as relações étnico-raciais e educação; a lei 10.639/03 e 11.645/08: alcance e limites na sua aplicação no contexto da LDB, lei 9.394/96; elaboração de sequências didáticas e material didático à luz da Lei 11.645/08 (10.639/03) no contexto da LDB; literatura para jovens: textos brasileiros, portugueses e africanos.  
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
Refletir criticamente sobre os processos de configuração das literaturas espanhola e hispano-americana nas suas relações com os âmbitos da pesquisa universitária e da docência em diferentes níveis do ensino.
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar estágios, atividades práticas e projetos relativos ao ensino e aprendizagem de línguas (materna e/ou estrangeira). Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver eficientemente atividades de oralidade, leitura e escrita no nível Médio.