O objetivo desta disciplina é fornecer aos participantes uma base científica para a compreensão da dinâmica das pandemias a partir do desenvolvimento e a COVID-19 no Brasil e no mundo. Fortemente ancorado em uma perspectiva comparada e multidisciplinar, este curso de pós-graduação será oferecido em duas fases de modo a expor e analisar o contexto atual, assim como as implicações futuras da pandemia, tanto na Saúde e na Economia, quanto na Ciência e Tecnologia, na Educação e no universo do Meio Ambiente e da Política.
No Módulo 1, com foco nos desdobramentos ainda em curso da crise, as aulas buscarão expor e construir o conhecimento sobre dimensões da pandemia, desde as características biológicas do vírus e os aspectos clínicos da doença, até as políticas públicas executadas no Brasil para proteção da população e da sociedade. Neste módulo, as aulas discutirão as origens da pandemia, o desenvolvimento global da Covid-19 e o peso das desigualdades sociais e regionais que marcam o globo e, em especial em países emergentes como o Brasil. Nessa fase, será analisada a evolução do mercado de trabalho (formal e informal), a eficácia da rede de proteção social, o sistema de saúde e as respostas do governo Federal e dos estados na contenção da crise. No mesmo sentido, o avanço dos ensaios clínicos, as estratégias de testagem e a modelagem epidemiológica receberão tratamento de especialistas da USP e de centros de renome internacional.
No Módulo 2, o curso estará orientado para a prospecção de temas que se apresentaram em toda a sua fragilidade ao longo do desenvolvimento da pandemia. Questões de governança mundial e nacional, a agricultura extensiva, as ameaças do clima, o desperdício da biodiversidade, a fragilidade da OMS e a cooperação internacional e a segurança alimentar comporão um panorama do que pode e precisa ser remodelado no mundo e no Brasil. Nesse novo ambiente, terá lugar especial o debate sobre o peso específico da pesquisa, da Inovação e da Educação na construção de um mundo melhor. Nesta segunda fase o curso contará com duas exposições de pesquisadores internacionais.
- Docente: Glauco Antonio Truzzi Arbix
- Docente: João Paulo Candia Veiga
- Docente: Lorena Guadalupe Barberia