Ciências Atmosféricas
Introduzir os conceitos e técnicas de sensoriamento remoto por satélite para interpretação de imagens e cálculo de parâmetros atmosféricos e de superfície.
Introduzir conceitos fundamentais das relações hídricas e de produtividade em ecossistemas naturais e agrícolas, e suas relações com o clima e o meio ambiente.
Contribuir para uma visão mais crítica e mais ativa dos estudantes do Bacharelado em Meteorologia frente às mudanças climáticas globais.
Desenvolver e ampliar o conhecimento dos processos atmosféricos que determinam o clima e as variabilidades climáticas, associando-os aos impactos ambientais e sócio-econômicos.
Desenvolver e ampliar o conhecimento científico em hidrometeorologia, com ênfase a componente terrestre do ciclo hidrológico, por meio de técnicas atuais de observação, de análise e de modelagem; promover a aplicação de conceitos meteorológicos ao gerenciamento de recursos hídricos; capacitar os alunos de graduação para a resolução de problemas práticos de hidrometeorologia.
Desenvolver técnicas de comunicação na mídia de grande massa, particularmente para a internet (jornais e mídias sociais), televisão e rádio. Examinar o desenvolvimento das ciências atmosféricas e seu recente progresso à luz de suas aplicações na mídia como instrumento de informação e formação. Desenvolver técnicas de divulgação científica e apresentação de produtos de tempo e previsão de tempo.
- Adquirir conceitos básicos sobre técnicas numéricas empregadas na previsão do tempo e na simulação do clima, buscando-se integrar no tempo e no espaço as equações pertinentes. Algumas técnicas são aplicadas a problemas conceitualmente simples, permitindo ao aluno a análise de resultados assim como sua dependência em relação a alguns aspectos numéricos de sua obtenção. - Adquirir conceitos básicos sobre técnicas de assimilação de dados para fornecimento de condições iniciais e de contorno em modelos numéricos. - Conhecer alguns dos principais modelos utilizados na previsão de tempo operacional.
Nesta disciplina são apresentados aos estudantes os conceitos fundamentais pertinentes aos processos físico-químicos de formação e transporte de poluentes atmosféricos, com ênfase nos oxidantes fotoquímicos e aerossóis atmosféricos. São abordados também os conceitos envolvidos na avaliação do impacto atmosférico resultante da emissão de poluentes.
Estudar os princípios básicos da química atmosférica. Avaliar quais as espécies químicas presentes e as reações que essas espécies sofrem na atmosfera. Avaliar a importância e os efeitos da presença destes compostos químicos e seus produtos de transformação na atmosfera. Discutir os efeitos da poluição do ar em escala local, regional e global.
Fornecer ao estudante bases fundamentais para análise dos principais processos radiativos relevantes à meteorologia, à climatologia e ao sensoriamento remoto.