Zoologia
Familiarizar os estudantes com os vários grupos de Chordata. Discutir a filogenia e classificação dos Chordata, caracterizando os diferentes grupos quanto à morfologia, ecologia e distribuição geográfica. Estudar a anatomia dos vertebrados no contexto evolutivo e funcional.
Adquirir conhecimentos básicos para compreender o desenvolvimento, especialmente em animais, mas também em plantas, utilizando estudos com organismos modelos. Familiarizar-se com técnicas e enfoques experimentais utilizados em estudos de biologia do desenvolvimento. Trabalhar conceitos e conhecimentos gerais da biologia do desenvolvimento de forma a integrar os mecanismos do desenvolvimento em um contexto evolutivo. Discutir temas atuais relacionados à biologia do desenvolvimento.
Objetivos: Propiciar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a embriologia, morfologia, biologia e diversidade dos animais invertebrados, de tal forma a lhes permitir: 1. Caracterizar e identificar os grandes grupos de animais abordados; 2. Conhecer a diversidade morfológica em cada filo e ser capaz de identificar, dentro dessa diversidade, caracteres que agrupem esses organismos; 3. Conhecer os hábitos dos organismos e ambientes nos quais vivem, bem como reconhecer adaptações morfológicas; 4. Analisar as diferentes propostas evolutivas e de prováveis relações de parentesco entre os grupos; 5. Aprimorar a capacidade de observação, muito importante na formação do biólogo.
Dar ao aluno uma visão geral da diversidade dos répteis e anfíbios, utilizando-os como matéria prima para a compreensão dos padrões e processos evolutivos.