O objetivo geral da disciplina é apresentar um panorama atualizado das principais linhas de pensamento presentes na área de pesquisa em História da Ciência, com especial ênfase à História das Ciências da Natureza. Espera-se que os/as estudantes desenvolvam saberes teóricos e procedimentais para a realização de trabalhos em História das Ciências ou projetos que tenham esta área do conhecimento como base. Como objetivos específicos, busca-se: desenvolver um olhar crítico para diferentes visões de ciência; problematizar a historicidade das ciências, de modo a revelar diferentes aspectos da relação entre conhecimento e contexto; apresentar uma seleção de autores reconhecidos que são a base da atual historiografia das ciências; discutir as relações entre História e Epistemologia e entre História e Estudos Sociais e Culturais das Ciências; debater aspectos metodológicos dos estudos de episódios históricos; avaliar as contribuições da História das Ciências à Educação Científica.
Possibilitar ao aluno de Pós-graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao ensino de Física, de Química e de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
Possibilitar ao aluno de Pós-graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao ensino de Física, de Química e de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
Desenvolver visão articulada da evolução do cosmo, da biosfera, dos humanos, das técnicas e da ciência, em profundidade compatível com difusão científica, para se conceber, em termos conceituais e pedagógicos, uma preparação de professores para tratar essa evolução.